R E L V A D O T U G A • FUTEBOL TOTAL
Bem-vindo ao Fórum Relvadotuga.com. Entra já para esta comunidade Regista-te!

Jornal Internacional

Página 2 de 13 Anterior  1, 2, 3, ... 11, 12, 13  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 13.05.08 15:29

Vaticano não exclui existência de extraterrestres ...



A crença em Deus é compatível com a crença nos extraterrestres, segundo o director do Observatório do Vaticano, José Gabriel Funes, que admite poder haver um planeta habitado por seres que não cometeram o pecado original.

"Como astrónomo, continuo a acreditar que Deus foi o criador do Universo", explicou hoje, numa entrevista ao jornal do Vaticano Osservatore Romano, o padre Funes, um padre jesuíta que dirige o Observatório do Vaticano em Castel Gandolfo, perto de Roma.

No entanto, acrescenta, mesmo que "não tenhamos para já nenhuma prova", "não podemos excluir a hipótese" de haver outros planetas habitados.

"Tal como existe uma multiplicidade de criaturas na terra, poderia haver outros seres, igualmente inteligentes, criados por Deus", afirma o astrónomo do Papa.

O padre Funes sugere que se fale então do "nosso irmão extraterrestre", tal como São Francisco de Assis falava de "irmão" ou de "irmã" para todas as criaturas terrestres.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 14.05.08 12:21

China: Ascende para 15 mil número de mortos em terramoto

O número de mortos no terramoto que devastou a província de Sichuan, no sudoeste da China subiu para cerca de 15 mil pessoas, segundo informações hoje divulgadas pela agência estatal chinesa Xinhua.
O novos números surgem um dia depois de as equipas de resgate terem conseguido chegar ao condado de Wenchuan, epicentro do tremor de 7,9 graus na escala Richter. Outras milhares ainda estarão soterradas sob casas, prédios e escolas.

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, conseguiu chegar hoje ao epicentro do terramoto.

No final da manhã de hoje, cinco helicópteros chegaram a Wenchuan carregados com alimentos, roupas, tendas, cobertores e kits de primeiros-socorros.

As equipas de resgate também levaram 50 telefones via-satélite para ajudar na normalização das comunicações com a região.

Mais de 800 polícias armados conseguiram acesso à zona depois de atravessarem a pé os caminhos destruídos. Uma equipa de 70 médicos e enfermeiros também já está no local.

As autoridades chinesas estimam que a situação no epicentro do terramoto seja «pior do que o esperado». Dos 12 mil habitantes de Yingxiu, uma das cidades mais atingidas pelo abalo, apenas 3 mil terão sobrevivido. Todos os comboios de passageiros foram recolhidos e as viagens suspensas para que se possa transportar pessoal e materiais para o trabalho de resgate.

Cerca de 25 comboios militares estão a ser enviados para as zonas mais afectadas, transportando 14 mil soldados e materiais médicos que incluem 55.935 tendas e 284 vagões carregados com combustível.

Entretanto, equipes especializadas continuam com os trabalhos de desobstrução e reparação das estradas bloqueadas por aluimentos de terra.

As principais auto-estradas foram reabertas e nas últimas 60 horas cerca de 50 a 70 quilómetros foram desobstruídos, mas trechos menores nas áreas rurais continuam bloqueados.

Cerca de 40 quilómetros da estrada que leva a Wenchuan ainda estão intransponíveis e quatro aldeias dos arredores ainda não foram alcançadas.

A prioridade das equipas está concentrada num raio de 50 quilómetros em redor de Wenchuang.

Segundo informações oficiais, 31 comboios estavam a operar em Sichuan durante o terramoto, mas não houve acidentes com vítimas fatais.

O terramoto de segunda-feira foi o pior a atingir a China nos últimos 30 anos. O tremor de terra foi sentido até na capital, Pequim, e em países próximos, como a Tailândia.

O governo chinês disse que vai aceitar ajuda estrangeira. A União Europeia, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Taiwan já ofereceram ajuda.

O terramoto afectou também a passagem da tocha olímpica, que está a percorrer todas as províncias chinesas até chegar a Pequim para a abertura dos Jogos Olímpicos, a 8 de Agosto.

Os organizadores dos Jogos de Pequim anunciaram que o trajecto da tocha será encurtado e que, no início da próxima etapa, previsto para quarta-feira, na cidade de Ruijin, haverá um minuto de silêncio em memória às vítimas do terramoto.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 15.05.08 12:49

Al Qaeda ameaçou perpetrar atentados durante o Euro 2008



A rede Al-Qaeda ameaçou perpetrar atentados durante o Euro2008 de Futebol, que decorre no próximo na Áustria e na Suíça, declarou um alto responsável da polícia helvética, numa entrevista publicada hoje pelo diário suíço La Liberté.
«O Euro 2008 de Futebol é um alvo mencionado pela rede terrorista. Seguimos a situação de muito perto», declarou ao jornal Jurg Buhler, um responsável do serviço de análise e de prevenção da polícia federal suíça.

Buhler evocou ameças de atentados proferidas nestas últimas semanas em sites da Interner islamitas, como aconteceu em 2006 antes do Mundial na Alemanha.

«Estamos preparados para qualquer eventualidade», declarou.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 15.05.08 16:32

China: Enorme área lançamento mísseis revelada por satélite ...

Imagens tomadas por um satélite comercial revelam a existência no centro da China de um enorme área de disparo de mísseis de médio alcance, com capacidade para atingir a Rússia ou a Índia, anunciou hoje um cientista norte-americano.
As imagens do Google Earth mostram umas sessenta plataformas de lançamento de mísseis e edifícios de comando e de controlo inseridos numa área enorme situada em Delingha, na província de Qinghai, segundo Hans Kristensen, da Federação dos cientistas norte-americanos.

«Regularmente, o governo norte-americano expressa publicamente os seus receios por a China instalar novos mísseis móveis mas sem revelar pormenores. A descoberta desta área de lançamento oferece pela primeira vez ocasião para o grande público compreender melhor como é que a China gere os seus mísseis balísticos móveis», escreve.

«A partir destas plataformas de lançamento, mísseis DF-21 chineses (balísticos, de médio alcance) podem cobrir um raio que inclui a Rússia e o norte da Índia (Nova Deli, incluída), mas não o Japão, Taïwan ou Guam», acrescentou.

Esta descoberta ocorre menos de duas semanas depois de a revista britânica de Defesa Jane´s ter revelado uma nova base nuclear subterrânea em construção na ilha de Hainan, ao largo da costa meridional chinesa.

A Jane's indicou dispor de imagens de satélite realizadas por DigitalGlobe e cuja análise confirma a existência desta base.

As imagens do local de lançamento de mísseis estão publicadas no site da Federação dos cientistas norte-americanos na Internet.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 16.05.08 7:35

China: Mortos ultrapassam 21.500, novos abalos atingem região ...

O número de vítimas do terramoto que atingiu esta semana a China aumentou para mais de 21,5 mil, enquanto outras 14 mil pessoas continuam soterradas, indicou hoje o governo da Província de Sichuan, citado pela agência de notícias estatal Xinhua.
Quinta-feira, a China estimou que o número de vítimas mortais do terramoto possa superar os 50 mil.

O vice-governador Li Chengyun afirmou em conferência de imprensa que 159 mil pessoas ficaram feridas no terramoto de 7,9 graus na escala Richter de segunda-feira. Ainda segundo o vice-governador, 4,8 milhões de pessoas foram realojadas.

Além do número de mortos continuar a aumentar, as réplicas do terramoto desta semana também estão a atingir a região, no sudoeste da China. Hoje, vários veículos ficaram soterrados após os aluimentos de terra causados por uma réplica que atingiu a zona do epicentro do terramoto da segunda-feira passada na província de Sichuan (sudoeste).

A réplica ocorreu no distrito de Lixian, cerca de 50 quilómetros a oeste do local onde foi localizado o epicentro do sismo da segunda-feira, no distrito de Weichuan, e por enquanto não foram reportadas vítimas, adiantou a Xinhua.

O canal de televisão CFTV acrescentou que esta réplica, que foi registada às 13:25 locais, provocou um novo corte nas comunicações da zona afectada, as quais tinham sido restabelecidas poucas horas antes.

Logo após o novo tremor de terra, que durou aproximadamente 10 segundos, os trabalhos de resgate foram retomados. Segundo medições feitas pelos Estados Unidos, o abalo de hoje atingiu 5,5 graus na escala Richter. A Xinhua informa que a intensidade foi de 5,9 graus.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 16.05.08 8:38

China está em alerta por fugas radioctivas após terremoto



A China está em alerta preventivo contra eventuais fugas radioativas causados pelo pior terramoto no país em três décadas, lê-se hoje no site do governo.
Mianyang, uma das áreas mais atingidas pelo desastre, abriga o laboratório de pesquisas sobre armas nucleares, várias instalações nucleares secretas, mas nenhuma estação de energia nuclear.

Zhou Shengxian, ministro do Ambiente, convocou uma reunião de emergência na segunda-feira, horas depois de um terramoto de magnitude 7,8 atingir a Província de Sichuan.

Em seguida, a região foi colocada no nível mais crítico numa escala de quatro estágios de radiação, lê-se no site.

O presidente Hu Jintao deslocou-se a Mianyang na sexta-feira, quatro dias depois do terramoto que pode ter matado mais de 50 mil pessoas, noticiaram a televisão e a agência de notícias estatal Xinhua - o que pode indicar que o risco era baixo.

A Academia Chinesa de Engenharia Física, também conhecida como Instituto Sudoeste, em Mianyang, é o principal laboratório de desenvolvimento das armas nucleares chinesas, de acordo com o site www.globalsecurity.org.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 16.05.08 17:57

Internet: O projecto militar que se tornou parte essencial da vida diária



Nasceu como um projecto militar para assegurar as comunicações em caso de ataque nuclear mas essa situação nunca aconteceu e a Internet, cujo Dia se celebra este Sábado, tornou-se numa ferramenta imprescindível na vida de milhões de pessoas.

Foi há pouco mais de 15 anos que a Net se generalizou e, nesse curto período, tornou-se um meio privilegiado para a realização de tarefas tão simples como manter contacto com amigos, encontrar uma casa para comprar ou arrendar ou decidir onde jantar.

Criada em 1969, a Internet tinha, a 03 de Janeiro de 2006, cem milhões de utilizadores ligados e a quem nasceu depois de 1985 é quase impossível imaginar o mundo sem e-mail e sem Messenger.

E apesar de alguns peritos afirmarem que há uma dependência excessiva da Net, uma sondagem da consultora Park Associates, publicada esta semana, revela que, num total de 20 milhões de lares norte-americanos, 18 por cento não tem acesso à Net e 21 por cento dos "cabeça-de-casal" nunca aí procuraram informação, nem nunca receberam correio electrónico.

Lusa

Viva a Internet ... cheers cheers
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 17.05.08 13:47

Mais de um quarto da fauna mundial desapareceu em 35 anos

Mais de um quarto da fauna mundial desapareceu depois dos anos 70, revela um estudo publicado sexta-feira pela Sociedade Zoológica de Londres em colaboração com o Fundo Mundial para a Natureza.
O estudo observou a evolução de cerca de 1.400 espécies de peixes, anfíbios, reptéis, pássaros ou mamíferos, concluindo que se registou um declínio de 27 por cento na fauna entre 1970 e 2005.

Segundo a investigação, a fauna terrestre sofreu uma redução de 25 por cento, a fauna de água salgada baixou 28 por cento e a de água doce registou uma diminuição de 29 por cento.

O ser humano contribuiu para o desaparecimento de cerca de um por cento das espécies animais por ano, segundo o documento, que sublinha que um dos «grandes episódios de extinção» da História está em curso.

A poluição, a agricultura, a expansão urbana, o recurso excessivo à pesca e à caça são as razões citadas para explicar esta tendência.

«A redução da biodiversidade significa que milhões de pessoas vão ter um futuro onde as reservas alimentares serão mais vulneráveis aos insectos e às doenças e onde a água estará disponível em pouca quantidade e irregularmente», lamentou James Leape, director-geral do Fundo Mundial para a Natureza.

«Ninguém irá escapar ao impacto da redução da biodiversidade, pois ela vai evidenciar-se em menos medicamentos novos, numa maior vulnerabilidade aos desastres naturais e em efeitos acrescidos no que diz respeito ao aquecimento climático», acrescentou.

O documento assinala ainda que este declínio coincide com uma fase em que os seres humanos consomem cada vez mais recursos naturais, gastando 25 por cento acima do que aquilo que a natureza consegue substituir.

O relatório divulgado precede a convenção da ONU sobre a biodiversidade, que se realiza na próxima semana em Bona, na Alemanha.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 18.05.08 6:44

32 477 mortos confirmados no sismo

O sismo de segunda-feira na China já fez 32 477 mortos em todas as regiões afectadas, segundo o último balanço oficial e provisório divulgado hoje pela agência de notícias Nova China.

Até ao meio-dia de hoje, as autoridades já tinham registado 220 109 feridos, segundo a mesma fonte que cita números do governo chinês.

O anterior balanço do tremor de terra, de magnitude 7,9 que atingiu segunda-feira a província chinesa de Sichuan, era de 28 881 mortes confirmadas.

As autoridades chinesas fazem agora balanço mais pesado, que poderá vir a ultrapassar as 50 mil vítimas mortais, tendo em conta que se estima que mais de 10 mil pessoas permaneçam ainda sob os escombros.

As doações para as vítimas do sismo já ascendem a cerca de 900 milhões de euros (1400 milhões de dólares).

As ajudas do exterior ascendem a 552 milhões de euros, segundo a cadeia de televisão CCTV, enquanto as doações internas rondam os 321 milhões de euros, segundo o governo.

Duas centenas de equipas de socorros do Japão, Rússia, Coreia do Sul e Singapura, os únicos países aceites apesar da disponibilidade de muitos outros, trabalham desde sábado ao lado dos militares chineses nas zonas mais devastadas pelo sismo, numa área de 100 mil quilómetros quadrados.

A televisão nacional tem mostrado imagens das ajudas recebidas, incluindo as de um avião espanhol com sete toneladas de medicamentos que chegou sábado a Chengdu, capital de Sichuan.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 19.05.08 14:25

França diz que Conselho de Segurança é «cobarde» face ao Myanmar

O ministro dos Estrangeiros francês, Bernard Kouchner, considerou hoje «cobardes» os países membros do Conselho de Segurança da ONU que não concordam em pressionar Myanmar a abrir as portas à ajuda internacional.

França não conseguiu convencer o Conselho de Segurança que os comandantes militares de Myanmar devam deixar que a ajuda chegue às vítimas do ciclone Nargis, de acordo com o princípio da «responsabilidade de proteger», reconhecido numa resolução ONU de 2005, sobre conflitos armados.

A China, Rússia, Vietname e a África do Sul opuseram-se ao envolvimento do CS, considerando que esta é uma questão humanitária, não política.

«Denunciámos a morte iminente de milhares de civis e somos acusados de intrometer-nos nos assuntos internos de um Estado soberano», disse Kouchner, fundador da organização Médicos Sem Fronteiras, num artigo no jornal francês Le Monde.

Kouchner reconheceu que a resolução da ONU que estabelece a «responsabilidade de proteger» foi aprovada tendo em vista conflitos armados e, por isso, não se aplica a Myanmar, atingida por um ciclone há duas semanas, deixando mais de 134 mil mortos e desaparecidos.

Kouchner citou uma resolução de 1988, que diz que deixar as vítimas de um desastre natural sem assistência humanitária «constitui uma ameaça à vida humana e uma ofensa à dignidade humana» e convida os Estados necessitados a facilitar o trabalho dos grupos humanitários.

«Este é, de facto, um direito humano fundamental», disse Kouchner.

«A política internacional e moral prevêem que a emergência extrema seja respeitada. Os Estados membros do Conselho de Segurança não podem esconder-se disso, em sinal de cobardia», acrescentou.

Os comentários de Kouchner foram publicados antes de a Associação das Nações do Sudeste da Ásia (ASEAN) anunciar, hoje, que Myanmar aceitaria a entrada de equipas médicas de países do sudeste da Ásia e que estava pronta para aceitar a ajuda de agências humanitárias internacionais.

As agências humanitárias afirmam que o número de mortes causadas pelo ciclone Nargis, um dos piores a atingir a Ásia, pode disparar caso o fornecimento de comida, água, abrigo e remédios não aumente significativamente nas regiões mais afectadas do delta do rio Irrawady.

A França enviou um navio de guerra com cerca de mil toneladas de material humanitário para as águas próximas do delta, mas não obteve permissão da junta militar para entregar o carregamento.

O enviado da ONU a Myanmar acusou sexta-feira a França de enviar um «navio de guerra», acusação negada pelo embaixador francês.

França acusa a junta de estar prestes a cometer um «crime contra a humanidade».

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 20.05.08 8:46

Tiger Woods e Barack Obama são os homens mais em forma da América



O campeão de golfe Tiger Woods conquistou o titulo de Homem mais em forma da América, sendo seguido pelo candidato presidencial Barack Obama, divulgou a revista americana Men's Fitness

Woods, 32, ficou em primeiro lugar em 2008. A revista afirmou que Woods foi escolhido «devido ao seu compromisso em ser o melhor e servir de exemplo, não apenas para outros jogadores de golfe, mas para todos os atletas».

Já Obama, 46, foi reconhecido pela sua perseverança ao longo da campanha. De acordo com os editores da revista, o senador por Illinois «começa todos os dias com ginástica, seja em casa, no hotel ou com uma corrida de 45 minutos». Além disso, as suas habilidades no basebol já lhe valeram a alcunha de «Barry O'Bomber».

Obama não foi o único político a aparecer na lista publicada na segunda-feira. O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, 61, ex-estrela de filmes de acção e culturista, também foi escolhido.

Além deles, a lista inclui Will Smith, Brad Pitt e Hugh Jackman;David Beckham; Tony Hawk e Ryan Sheckler.

SOL
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 20.05.08 14:09

Meninos de 7 e 9 anos matam bebé de 2

O assassínio de uma bebé de 2 anos por dois rapazes de 7 e 9 anos, que viviam no mesmo bairro pobre nos arredores de Buenos Aires, está a chocar os argentinos.
A pequena Jaquelin Milagros foi encontrada morta no domingo, tendo sido estrangulada e pendurada num muro de um terreno baldio, a algumas centenas de metros da sua casa.

A autópsia revelou que a menina foi atirada ao chão com violência antes de morrer estrangulada.

Os dois rapazes - que segundo um tio da menor eram maltratados pelos pais e vão ser sujeitos a exames psicológicos e a um inquérito sobre as suas condições de vida - confessaram o crime mas não poderão ser julgados devido à sua idade, revelou fonte judicial.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 21.05.08 5:23

«Fritzl argentino» condenado a 16 anos de prisão

A Justiça argentina condenou hoje a 16 anos de prisão um homem de 73 anos por ter abusado sexualmente da sua filha, tendo tido dois filhos dela, segundo informações da imprensa local.

O caso de Eleuterio Soria, que abusou sexualmente da sua filha durante mais de 10 anos e não deixava que ela saísse de casa, foi comparado pela imprensa argentina ao caso do austríaco Josef Fritzl, que manteve a filha Elisabeth presa na cave da sua casa por 24 anos, e com quem teve sete filhos.

«Se falarmos da subserviência sexual e se levarmos em conta que a vítima não saía à rua, podemos falar de semelhanças», disse o procurador Sérgio Antin.

Segundo a denúncia, a jovem foi abusada entre os 11 e 22 anos de idade, quando conseguiu fugir de casa. O Ministério Público conseguiu provar apenas três violações com contacto carnal, duas que teriam provocado a gravidez e o nascimento dos dois filhos (hoje com 7 e 14 anos de idade), e a terceira, quando a jovem escapou.

A mulher, cujo nome não foi revelado na imprensa argentina, tem actualmente 28 anos de idade, está casada e teve outros dois filhos. O Tribunal de Menores Número 3 de La Matanza começou a investigar o caso depois da denúncia feita pela própria vítima.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por blitz0 em 21.05.08 6:15

Só ?? Fonix ! Perpétua nesse porco !
avatar
blitz0
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 1865
Clube : Benfica/Bordéus/Man.Utd
Pontos : -16
Data de inscrição : 05/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 22.05.08 6:49

Sismo causou mais de 51.000 mortos - novo balanço

O sismo que abalou no passado dia 12 a província de Sichuan, no sudoeste da China, causou mais de 51.000 mortos, segundo um novo balanço anunciado hoje pelo governo chinês.

De acordo com o porta-voz oficial do governo da China, Guo Weimin, o violento abalo causou 51.151 vítimas mortais, 288.431 feridos e 29.328 são ainda dados como desaparecidos.

Perante o cenário de destruição causado pelo sismo, de magnitude 8 na escala de Richter, com milhares de habitações destruídas, as autoridades lançaram um apelo internacional de ajuda porque precisam de pelo menos três milhões de tendas para os desalojados.

Segundo dados oficiais, há cerca de cinco milhões sobreviventes que ficaram sem casa.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 22.05.08 11:02

Ameaça da fome pode agravar-se nos países mais pobres

A ameaça da fome pode agravar-se nos países mais pobres que enfrentam aumentos significativos nos custos dos bens alimentares básicos, que continuam a registar preços elevados apesar dos recordes de produção, alertou a FAO.

Em comunicado, a Organização para a Alimentação e Agricultura das Naçoões Unidas (FAO) refere que nos países mais pobres, onde a população já dedica grande parte dos seus rendimentos à alimentação, a situação se continuará a agravar os próximos meses.

No seu último relatório de Perspectivas Alimentares, a FAO refere que o custo total de importações de alimentos dos países com défice alimentar e receitas reduzidas deverá aumentar 40 por cento este ano, face a 2007, para mais de 169 mil milhões de euros.

Considerando o aumento das despesas nas importações de alimentos uma situação «preocupante», a organização refere que o gasto anual quase quadruplicou nos últimos oito anos.

Em termos gerais, a análise da FAO aponta uma ligeira redução nos preços da maioria dos produtos básicos agrícolas, notando que «é pouco provável que os preços regressem aos baixos níveis de anos precedentes».

No que toca ao índice de preços de alimentos, a FAO refere um aumento de 53 por cento nos primeiros quatro meses deste ano, face ao período homólogo em 2007, confirmando que «a comida deixou de ser o produto barato de anteriormente», como explicou Hafez Ghanem, sub-director-geral da FAO.

Apesar de perspectivas favoráveis sobre a produção mundial, a FAO antecipa que a redução de preços na temporada 2008-2009 será limitada, «devido à necessidade de repor as reservas e o aumento da procura».

A previsão da FAO sugere uma produção mundial de cereais de 2.192 milhões de toneladas este anos, mais 3,8 por cento que no ano passado.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 23.05.08 7:57

Secretário-geral da OPEP diz que o mercado está «louco»



O secretário-geral da OPEP afirmou quinta-feira que o mercado petrolífero «está louco» e que a organização não pode fazer nada para baixar os preços do crude, apesar das pressões para que aumentem a produção.
Abdulah al Badri atribuiu os preços recorde do crude às tensões geopolíticas, à especulação e ao dólar fraco, recusando a ideia de que se devem aos actuais níveis de produção. Ainda assim, o secretário-geral da OPEP prometeu que a organização decidirá aumentar a produção se vier a ocorrer alguma escassez no mercado.

«Se aumentássemos a produção amanhã, os preços não baixariam devido à especulação e ao dólar fraco», afirmou Badri à agência Reuters, durante uma visita ao Ecuador, de acordo com a edição electrónica de quinta-feira do jornal espanhol «El País».

Os preços do crude continuam imparáveis, tendo alcançado novos máximos históricos de 135 dólares o barril.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 23.05.08 13:20

Autoridades perdoam pena de morte duas horas antes da execução do condenado



As autoridades do estado da Geórgia perdoaram a pena de morte imposta a Samuel David Crowe duas horas antes do condenado receber a injecção letal. O detido, no entanto, vai passar o resto da vida na prisão.

Esta é a terceira vez, desde 1995, que a Associação de Perdão e Liberdade Condicional da Geórgia comuta a pena de um condenado à morte.

«Depois de uma meticulosa e exaustiva consideração dos recursos, a associação votou a favor da clemência», divulgou o órgão, em comunicado.

Crowe foi condenado à morte após se ter assumido culpado pelo roubo e assassinato de Joseph Pala, um ex-colega de trabalho numa empresa de lenhadores.

No recurso que enviou à Associação, os seus advogados afirmaram que Crowe já tinha largado a cocaína na noite do crime e que estava sob os perniciosos efeitos da abstinência.

As execuções nos Estados Unidos voltaram à ribalta no dia 6 de Maio, quando, no estado da Geórgia, William Earl Lynd, 53, recebeu a injecção letal após lhe ter sido negada clemência.

A anterior execução levada a cabo no Texas, a 25 de Setembro de 2007, no mesmo dia em que o Supremo Tribunal admitiu considerar a situação dos condenados à morte no Kentucky, que se manifestaram contra a injecção letal, considerando que era um castigo cruel e inumano e, portanto, anticonstitucional.

O Supremo recusou o argumento em Abril, e restabeleceu a pena capital nesse mesmo mês.

SOL
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 24.05.08 7:15

13.500 moçambicanos já regressaram a Moçambique

Pelo menos 13.500 emigrantes moçambicanos já fugiram da África do Sul e regressaram a Moçambique devido a ataques xenófobos, anunciou ontem em Maputo o ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, Oldemiro Baloi.
Daquele total, 12.800 regressaram por meios próprios e 700 sob cuidados directos do governo, segundo Oldemiro Baloi.

Este número representa as entradas registadas no posto fronteiriço de Ressano Garcia, em Maputo, sul, desde a eclosão de ataques de cariz xenófobos no dia 12 de Maio, protagonizados por grupos de vigilantes contra imigrantes africanos e que já causaram a morte a 42 pessoas e 17 mil deslocados de várias nacionalidades.

Oldemiro Baloi referiu também que, face à situação de violência que se regista na África do Sul, governos de países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) cujos cidadãos são alvo de actos xenófobos pediram uma reunião com as autoridades sul-africanas.

«Temos informação que os países da SADC terão pedido uma reunião com o governo sul-africano» para falar sobre a situação, disse Baloi aos jornalistas em Maputo, sem adiantar se Moçambique também pediu fez esse pedido.

O executivo de Maputo considera «uma calamidade» o regresso forçado de cidadãos oriundos de várias províncias de Moçambique e decidiu pagar as despesas de transporte aos regressados às zonas de origem.

O governo moçambicano decidiu igualmente reactivar o Centro Nacional de Operações de Emergência (CENOE) e ergueu mais de 70 tendas para albergar os regressados num centro de trânsito estabelecido na zona de Beluluane, na Matola, arredores de Maputo.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Spieler em 24.05.08 8:42

Johny89 escreveu:Autoridades perdoam pena de morte duas horas antes da execução do condenado



As autoridades do estado da Geórgia perdoaram a pena de morte imposta a Samuel David Crowe duas horas antes do condenado receber a injecção letal. O detido, no entanto, vai passar o resto da vida na prisão.

Esta é a terceira vez, desde 1995, que a Associação de Perdão e Liberdade Condicional da Geórgia comuta a pena de um condenado à morte.

«Depois de uma meticulosa e exaustiva consideração dos recursos, a associação votou a favor da clemência», divulgou o órgão, em comunicado.

Crowe foi condenado à morte após se ter assumido culpado pelo roubo e assassinato de Joseph Pala, um ex-colega de trabalho numa empresa de lenhadores.

No recurso que enviou à Associação, os seus advogados afirmaram que Crowe já tinha largado a cocaína na noite do crime e que estava sob os perniciosos efeitos da abstinência.

As execuções nos Estados Unidos voltaram à ribalta no dia 6 de Maio, quando, no estado da Geórgia, William Earl Lynd, 53, recebeu a injecção letal após lhe ter sido negada clemência.

A anterior execução levada a cabo no Texas, a 25 de Setembro de 2007, no mesmo dia em que o Supremo Tribunal admitiu considerar a situação dos condenados à morte no Kentucky, que se manifestaram contra a injecção letal, considerando que era um castigo cruel e inumano e, portanto, anticonstitucional.

O Supremo recusou o argumento em Abril, e restabeleceu a pena capital nesse mesmo mês.

SOL

Faço ideia a cara do condenado quando lhe disseram que ja nao ia morrer.

lol!
avatar
Spieler
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 1897
Clube : Benfica
Pontos : -17
Data de inscrição : 20/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 25.05.08 10:58

Sonda Phoenix deverá aterrar hoje no pólo norte de Marte



A sonda espacial Phoenix Marte, da Nasa, deverá aterrar este domingo sem problemas no pólo norte do planeta vermelho, depois de 10 meses de viagem.
A missão de 90 dias da Phoenix, a primeira sonda a aterrar nas altas latitudes norte de Marte, consistirá em escavar o solo marciano e zona gelada, para investigar se há vida de microrganismos.

A Nasa não consegue ser bem sucedida nas aterragens no planeta vermelho desde há 30 anos, quando as duas sondas gémeas Viking aterraram em 1976. Em 1999, a sonda Polar despenhou-se no pólo sul, depois de ter desligado os seus motores de forma prematura.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 25.05.08 11:17

Forças Armadas Revolucionárias da Colómbia confirmam morte do seu líder histórico



O movimento guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) confirmou hoje a morte do seu líder histórico, Manuel Marulada, anunciou a estação de televisão privada colombiana Caracol.

Por outro lado, a cadeia de televisão internacional TeleSur retransmitiu um vídeo das FARC em que o movimento dá conta da morte de "Manuel Marulanda", conhecido por "Tirofijo" (Tiro Certeiro), no passado dia 26 de Março, devido a um ataque cardíaco.

O ministério colombiano da Defesa tinha anunciado no sábado que o líder histórico das FARC, Manuel Marulanda "Tirofijo", teria morrido.

O comunicado ministerial informava "a opinião pública ter tido conhecimento, através de várias fontes de informações militares, da morte de Pedro António Marín, aliás, Manuel Marulanda ou 'Tirofijo', principal chefe das FARC".

Segundo estas informações, Marulanda, de 78 anos, terá morrido há dois meses, às 06:30 do dia 26 de Março, de causas ainda não reveladas.

Nos dias em torno da data da alegada morte de Marulanda, as forças militares colombianas tinham bombardeado diferentes zonas da região de Meta, a sul de Bogotá.

"A primeira operação militar ocorreu perto de El Purgatório, a segunda na laguna de Los Osos e a terceira na zona do rio Papaneme", informava o comunicado.

"Tínhamos informações de que Marulanda estava por ali. No entanto, nenhuma daquelas operações foi desencadeada na data em que é atribuída a morte de Marulanda", precisava o comunicado.

"Sabemos que no seio das FARC a versão difundida fala em morte natural, nomeadamente por paragem cardíaca e que o seu sucessor designado é Alfonso Cano", prosseguia a nota.

"Soubemos igualmente que, em conformidade com a sua política tradicional de desinformação, as FARC não informaram todos os seus membros deste acontecimento. Esperamos que as FARC não neguem a verdade no que diz respeito à morte de 'Tirofijo'. E se dizem que a nossa informação é falsa, que o provem", concluía o comunicado do ministério colombiano da Defesa.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 25.05.08 15:15

Forte réplica de sismo provoca queda de 70 mil casas e dois mortos

Uma forte réplica do sismo do passado dia 12 provocou hoje a queda de 70 mil casas, fazendo dois mortos e 500 feridos, no sudoeste da China, onde a ajuda internacional aos milhões de sinistrados é insuficiente.

A réplica, com uma magnitude de 6,4 graus na escala aberta de Richter, é a mais forte registada desde o sismo de 8 graus na escala de Richter que abalou Sichuan, segundo um responsável do gabinete de sismologia da província.

A réplica de hoje fez pelo menos dois mortos e mais de 480 pessoas ficaram feridas, das quais 41 se encontram em estado grave, nomeadamente em Guangyuan, a norte de Chengdu, a capital de Sichuan, segundo a agência Nova China.

O abalo foi sentido também em Pequim, a 1.500 quilómetros de distância do epicentro. A réplica de hoje é a mais potente dos milhares que se registaram desde o sismo de 8 que abalou o sudoeste da China há duas semanas.

O epicentro do novo abalo, registado às 16:21 locais (09:21 em Lisboa) e sentido a centenas de quilómetros, situou-se no distrito de Qingchuan, a cerca de 250 quilómetros a nordeste de Chengdu.

O número de mortos na sequência do sismo de dia 12 ascendeu hoje a 62.664 nas seis províncias afectadas, a maioria das quais em Sichuan, havendo 23.775 desaparecidos que podem aumentar o total de mortos para mais de 86.000, segundo dados do governo central.

A potência da réplica vem piorar a situação dos milhões de pessoas afectadas pelo primeiro terramoto.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 26.05.08 2:31

Sonda Phoenix aterrou suavemente no pólo norte de Marte

A sonda espacial Phoenix aterrou suavemente às 00:53 de Lisboa, numa zona do pólo norte de Marte, depois de ter percorrido 679 milhões de quilómetros, anunciou a NASA.

O pessoal de controlo do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA, em Pasadena, Califórnia, suspirou de alívio quando a nave assentou com segurança os seus três pés de apoio, após dez meses de viagem iniciada no Cabo Canaveral, na Florida.

Espera-se que as primeiras imagens recolhidas pela sonda cheguem à Terra às 02:43 de Lisboa.

A Phoenix prepara-se para recolher amostras de gelo e determinar a existência de material orgânico com o seu braço robótico de 2,5 metros

«Tocou a suavemente a super fícia, de acordo com o previsto» declarou o engenheiro adjunto de sistemas Richard Kornfeld, um dos responsáveis da NASA em Pasadena.

O período de tempo em que a Phoenix penetrou na ténue atmosfera marciana até que poisou no solo foi chamado de «sete minutos de terror», tendo em conta de que dois terços - dez em 15 - das missões a Marte não tiveram êxito.

Ainda está vivo na memória dos técnicos da NASA o fracasso, em 1999, da cápsula Mars Polar Lander, perdida algures no solo marciano.

Em 1976, dois aparelhos Viking, da NASA, aterraram na poeira marciana.

Em 2004, os veículos exploradores Spirit e Opportunity exploraram regiões próximas do Equador marciano.

Esta missão Phoenix devia ter-se realizado em 2001, mas foi adiada devido ao insucesso da Mars Polar Lander.

Antes de tocar a superfície, a Phoenix abriu o seu escudo térmico e utilizou o radar para avaliar a altitude e calcular a velocidade de descida vertical. Para isso, teve de reduzir a velocidade de 1uase 20.000 quilómetros por hora para 8 km/h.

A missão Phoenix está avaliada em 420 milhões de dólares (266 milhões de euros).

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Johny89 em 28.05.08 9:08

Astronautas da ISS não podem utilizar a casa-de-banho

avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Internacional

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 13 Anterior  1, 2, 3, ... 11, 12, 13  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum