R E L V A D O T U G A • FUTEBOL TOTAL
Bem-vindo ao Fórum Relvadotuga.com. Entra já para esta comunidade Regista-te!

Jornal Nacional

Página 6 de 13 Anterior  1, 2, 3 ... 5, 6, 7 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 11.09.08 17:26

Portugueses reconhecem gravidade das alterações climáticas

A maioria dos portugueses (75 por cento) considera que as alterações climáticas e o aquecimento global são um problema muito grave, segundo uma sondagem Eurobarómetro hoje divulgada em Bruxelas, percentagem que coincide com a média dos 27 Estados-membros.
Questionados sobre se a gravidade das alterações climáticas foi exagerada, 38 por cento dos inquiridos em Portugal respondeu que «tende a discordar», 18 por cento escolheram a resposta «discorda totalmente», sendo que a média UE-27 é, respectivamente, 34 e 31 por cento.

Pobreza, falta de comida e água potável são, para 73 por cento dos portugueses (UE-27 68 por cento) os principais problemas que o mundo enfrenta actualmente, seguindo-se o aquecimento global/alterações climáticas (PT 47 por cento, UE-27 62 por cento) e, em terceiro lugar, o terrorismo internacional (PT 42 por cento, UE-27 53 por cento).

Um total de 71 por cento de pessoas que responderam (UE-27 70 por cento) é da opinião que os biocombustíveis devem ser usados de modo a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

Os portugueses manifestam ainda optimismo sobre a matéria, uma vez que 59 por cento consideram que as alterações climáticas não são um processo sem volta, contra 27 por cento que o consideram irreversível (UE-27 60 e 31 por cento, respectivamente).

Para a realização deste Eurobarómetro foram feitas 1.001 entrevistas directas pessoais em Portugal, de 26 de Março a 24 de Abril últimos.

Na UE foram realizadas um total de 26.661 entrevistas.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 15.09.08 14:19

Richard Branson promete portugueses no espaço dentro de 3 anos



O fundador e presidente do grupo Virgin, Richard Branson, afirmou hoje, no Porto, que «dentro de três anos os portugueses, tal como pessoas de todo o mundo, poderão fazer a experiência de viajar no espaço».

O empresário britânico fez uma curta declaração aos jornalistas no final da inauguração da Caminho das Estrelas, a agência de turismo espacial do grupo do empresário Mário Ferreira, que vai comercializar em Portugal, em exclusivo, os produtos da Virgin Galactic.

Esta empresa do grupo de Richard Branson deverá ser a primeira entidade não estatal a realizar voos espaciais comerciais.

O empresário britânico referiu que «ainda há muitos testes a realizar», antes que a nave obtenha a certificação oficial que lhe permitirá iniciar a fase comercial do projecto.

Mário Ferreira explicou que esses testes envolvem a realização de pelo menos 50 voos sem incidentes do protótipo da nave da Virgin Galactic.

O empresário disse que já há cinco portugueses (ele próprio incluído) inscritos para os primeiros voos da nave da Virgin Galactic, sendo uma das pessoas inscritas uma mulher.

Os preços das viagens espaciais da Virgin Galactic são da ordem dos 200 mil dólares (cerca de 140 mil euros).

Em cada voo poderão viajar oito pessoas, dois pilotos e seis passageiros. Os primeiros a voar serão os cem membros fundadores da Virgin Galactic, um dos quais é Mário Ferreira, o único português neste grupo.

Mário Ferreira poderá ser dos primeiros ou dos últimos deste grupo a experimentar os voos espaciais, já que os passageiros serão escolhidos por sorteio. O mesmo processo será seguido com os candidatos a turistas espaciais já inscritos.

A Caminho das Estrelas tem uma decoração inspirada no interior de uma nave espacial que agradou muito a Richard Branson, que está a pôr a hipótese de adoptar este modelo para as agências semelhantes já abertas ou a abrir pela Virgin Galactic em todo o mundo, disse Mário Ferreira. «É uma coisa que teremos que estudar», disse o empresário português.

Richard Branson disse hoje, em Lisboa, que estuda a possibilidade de vir a construir uma estação espacial em Portugal. «Dentro de três ou quatro anos poderemos pensar sobre uma estação espacial aqui em Portugal», disse o empresário britânico, que falava das possibilidades de investimentos em Portugal.

«Ainda não fizemos muito em Portugal (...) e a minha presença hoje [numa conferência sobre energias renováveis] é mais para deixar uma mensagem para as novas gerações, e os futuros gestores», disse Richard Branson numa conferência de imprensa, em Lisboa.

«Tivemos já algumas conversas, abordagens sobre o assunto», adiantou, quando questionado se já tinha conversado sobre o tema com investidores ou autoridades portuguesas.

A Virgin Galactic está actualmente a construir uma estação espacial no México, projecto que, sublinhou, Richard Branson, «centra as atenções nesse domínio neste momento».

Esta possibilidade surpreendeu o ministro da Economia, Manuel Pinho, que participava na mesma conferência.

A Virgin Galactic tem como objectivo realizar até 2010 o primeiro voo espacial destinado ao grande público, tendo já recebido mais de 80.000 manifestações de interesse de 120 países, segundo informações recentes da empresa.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 16.09.08 14:46

Maior shopping do grupo Ikea na Europa abre a 16 de Outubro em Matosinhos

O Mar Shopping, o maior centro comercial do grupo Ikea na Europa, abre em 16 de Outubro em Matosinhos, com 200 lojas, um hipermercado e sete salas de cinema, anunciou hoje o director do empreendimento.

Numa visita às obras do Mar Shopping, Vasco Santos referiu que o novo centro vai ter 14 lojas âncora, entre as quais a já inaugurada Ikea, e uma área de restauração com 1.250 lugares sentados, aberta para um terraço com vista para o mar.

"Uma das nossas maiores preocupações é o conforto das famílias", salientou o director do centro comercial, afirmando que o Mar Shopping terá três espaços para amamentação e mudança de fraldas e um espaço com capacidade para 100 crianças onde os pais podem deixar os seus filhos gratuitamente enquanto vão às compras ou ao cinema.

O vice-presidente da Câmara de Matosinhos, Nuno Oliveira, enalteceu este "grande investimento" que autarquia "conseguiu atrair", criando emprego e reforçando o concelho como "coração económico da Área Metropolitana do Porto".

"Em Matosinhos, temos casos de sucesso na área comercial, inclusive a galinha dos ovos de ouro [NorteShopping]. Só espero que haja clientes para tudo isto", afirmou o autarca.

Jumbo, Zon Lusomundo, Fnac, Rádio Popular, Sony, Brinka, Sport Zone, Casa, Tribo, Sfera, Desigual, Nike, Lacoste, Benetton, Mango, Geox, Lego Kids, Pre Natal, Tutto Chicco, Coronel Tapioca, Timberland, Levis, Salsa e Sacoor são algumas marcas presentes no Mar Shopping.

O novo centro comercial, que tem 100 mil metros quadrados de área bruta locável, terá ainda lojas de sete marcas do grupo galego Inditex (Zara, Pull & Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho, Zara Home e Uterque) e dezenas de lojas de restauração, como McDonalds, Burguer King, Pizza Hut, Pans & Company, Millepaste, Frango da Guia e Häagen-Dazs.

O Mar Shopping deverá criar 110 postos de trabalho directos e 2.800 indirectos.

Com 5.100 lugares de estacionamento, o novo centro deverá receber 15 milhões de visitantes no primeiro ano, de acordo com a estimativa de Vasco Santos.

Este primeiro centro comercial do grupo sueco na Península Ibérica representa um investimento de 170 milhões e é "o maior espaço comercial do Norte de Portugal".

Criado em 2001, o Inter Ikea Centre Group está sedeado em Copenhaga (Dinamarca) e possui 250 colaboradores, mais de 700.000 metros quadrados de área de retalho e mais de dois mil milhões de euros de vendas anuais nos centros comerciais que promove e gere.

Estes recebem cerca de 90 milhões de visitantes por ano, estando sempre associados a uma loja Ikea e mantendo-se propriedade do grupo sueco de mobiliário, que constrói os centros comerciais numa perspectiva de "investimento a longo prazo".

Actualmente, o grupo possui 24 centros comerciais na Europa, mas prevê duplicar este número nos próximos anos e expandir-se para novos mercados.

Em Portugal, os planos de expansão do Ikea prevêem um investimento de 660 milhões de euros e a criação de 4.000 postos de trabalho directos até 2015, com a abertura de sete lojas (incluindo as de Alfragide e Matosinhos), dois centros comerciais (o de Matosinhos e um outro ainda a anunciar) e três fábricas Swedwood em Paços de Ferreira.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 18.09.08 7:04

Jovens preferem Internet a televisão
A Internet está à frente da Televisão quando se trata das escolhas dos jovens portugueses. A conclusão é de um estudo de uma investigadora da Universidade Nova de Lisboa.



Nem mais ... Cool Very Happy
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 20.09.08 18:09

Não há indício da venda de leite contaminado chinês em Portugal

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica esclareceu que não há qualquer indício da venda ilegal em Portugal do leite em pó que já deixou mais de seis mil bebés chineses gravemente doentes.

«Não há qualquer indício da venda desse produto em Portugal», disse à Agência Lusa fonte ligada à ASAE, acrescentando que, até hoje, nas inspecções realizadas por aquela Autoridade em lojas de produtos asiáticos «nunca foi encontrado esse tipo de produto».

A Direcção de Avaliação de Risco da ASAE «está em permanente contacto com as instituições internacionais, designadamente as redes de alerta» e caso surja algum indício da entrada ilegal desse produto «actuará imediatamente».

Cerca de 430 bebés chineses desenvolveram problemas renais depois de terem bebido leite contaminado por um produto químico, revelou o ministro da Saúde chinês em Pequim, precisando que o fabricante tinha recebido ordem de parar a produção.

«A 12 de Setembro, havia 432 casos de presença de cálculos renais no sistema urinário de bebés, detectados pelos departamentos sanitários», disse à imprensa o ministro Gao Qiang.

De acordo com o governante, as autoridades ordenaram ao grupo Sanlu, fabricante do leite em pó contaminado, que parasse a produção.

O ministro disse ainda que uma pequena quantidade daquele leite em pó foi exportado para Taiwan, mas garantiu que nenhum pacote foi para qualquer outro mercado externo.

Entretanto, um responsável chinês garantiu que 19 pessoas foram detidas na sequência do leite em pó contaminado.

O escândalo do leite contaminado foi detectado sexta-feira com a abertura, pelas autoridades sanitárias, de um inquérito depois de um bebé ter morrido na quinta-feira e da descoberta de dezenas de casos de recém-nascidos que sofrem de problemas renais na província de Gansu (norte).

O Ministério da Saúde confirmou sexta-feira à noite que os bebés tinham adoecido depois de terem consumido leite em pó de Sanlu, contaminado por melamina, utilizada no fabrico de plástico e de colas e podendo artificialmente aumentar a taxa de proteínas.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 22.09.08 5:44

Fortes chuvadas são relativamente normais para a época



As fortes chuvas que caíram domingo e hoje causando inundações em Coimbra, Albufeira e Porto são relativamente normais para a época do ano, que apresenta condições meteorológicas semelhantes a um clima tropical, segundo o Instituto de Meteorologia.
De acordo com o meteorologista Pedro Reis Vieira, Portugal está sob a influência de uma depressão, situada a sudoeste da Península Ibérica, formada por ar muito quente à superfície e ar muito frio nos níveis altos da atmosfera.

«É esta grande diferença de temperaturas que dá origem a esta instabilidade relativamente normal nestas alturas do ano», de transição de estações, adiantou.

Segundo o meteorologista, estas condições atmosféricas, acompanhadas de muita humidade na atmosfera, assemelham-se às de um clima com características tropicais.

«Quando o ar quente sobe, condensa ao chegar à massa fria causando a queda de grandes quantidades de precipitação», explicou.

Pedro Reis Vieira disse ainda que a instabilidade tenderá a diminuir ao longo da semana, apesar de se manterem os aguaceiros.

Quanto à precipitação verificada entre domingo e hoje de manhã, o meteorologista referiu que, segundo dados provisórios, caíram no Porto 51 mililitros de chuva em três horas.

«É muita chuva e eventualmente mais da do que caiu domingo em Coimbra», disse o especialista, adiantando que não há dados sobre Albufeira, onde hoje também se registaram inundações, por não haver aí qualquer estação meteorológica.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 22.09.08 12:11

Morreu Adolfo Roque, fundador da Revigrés



Adolfo Roque, sócio fundador da empresa de revestimentos cerâmicos Revigrés, morreu hoje nos Hospitais da Universidade de Coimbra, vítima de doença prolongada, disse à agência Lusa fonte da Associação Empresarial de Portugal (AEP).

De acordo com a fonte, o funeral de Adolfo Roque está marcado para terça-feira, às 18:00, em Barrõ, Águeda, terra natal do empresário.

A Revigrés, fundada em 1977, foi o primeiro patrocinador do FC Porto, clube a que Horácio Roque estava ligado como presidente do Conselho Fiscal.

O empresário integrou até Maio o Conselho Geral da AEP, associação em que assumiu vários cargos directivos.

Lusa

Paz à sua alma ... Neutral Neutral
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por LorDrummeR em 23.09.08 8:43

R.I.P

_________________
Boa música? Clica aqui

avatar
LorDrummeR
Presidente do Núcleo Portista

Número de Mensagens : 3579
Clube : FC Porto / Ac. Viseu
Pontos : 1217
Data de inscrição : 19/05/2008

Ver perfil do usuário http://andrepires7fcp.hi5.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 23.09.08 9:44

Empresário percorre Américas de lés a lés em moto

Um empresário de Santa Maria da Feira, de 37 anos, vai iniciar em Outubro uma viagem de moto de 70 mil quilómetros na tentativa de ligar os dois extremos do continente americano.

"Estou irredutível na ideia. A viagem é mesmo para fazer", afirmou hoje à Agência Lusa Santiago Marquez, filho de emigrantes na Venezuela, onde nasceu.

Santiago Marquez vai começar a odisseia a 15 de Outubro em Ushuaia (Argentina), a parte mais austral do continente americano.

Espera terminá-la 400 dias mais tarde em Purdhoe Bay (Alasca), no Círculo Polar Árctico.

Santiago Marquez revelou que um dos seus objectivos é recolher material para elaborar um guia ilustrado para viajantes solitários.

Outro objectivo é, conforme disse, "estudar grandes manifestações culturais do imenso, misterioso e intrigante continente americano".

A primeira grande aventura de moto de um português no continente americano ocorreu, entre Fevereiro e Agosto do ano passado, altura em que um engenheiro informático de Gaia percorreu 35 mil quilómetros entre Buenos Aires e Nova Iorque.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 26.09.08 5:35

Uma em cada três portuguesas já teve gravidez indesejada

Uma em cada três mulheres portuguesas já teve uma gravidez indesejada, segundo um estudo do Instituto de Ciências Sociais (ICS) que é apresentado hoje em Lisboa, a propósito do Dia Mundial da Contracepção.

A efeméride será marcada pelo lançamento de uma campanha de sensibilização da Associação para o Planeamento da Família (APF) e da Sociedade Europeia de Contracepção (ESC), que visa alertar para a realidade nesta área.

A campanha tem como lema «A tua vida, o teu corpo, a escolha» e pretende que «os jovens tomem decisões informadas na altura certa de ter um bebé».

Um estudo do ICS, deste ano, concluiu que cerca de «um terço das mulheres portuguesas tiveram, pelo menos, uma gravidez indesejada» e que «mais de um terço dos jovens sexualmente activos não utiliza regularmente contracepção».

Os organizadores da campanha de sensibilização alertam para o crescimento rápido do uso de métodos contraceptivos.

Em Portugal, e de acordo com o Inquérito Nacional de Saúde (INS) de 2007, mais de 85 por cento das mulheres não grávidas e sexualmente activas usam alguma medida para controlo da natalidade.

A pílula é o método contraceptivo mais utilizado (65,9 por cento) em Portugal, seguida do preservativo (13,4 por cento) e dispositivo intra-uterino (8,8 por cento), de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) de 2007.

A Associação para o Planeamento da Família (APF) e a Sociedade Europeia de Contracepção (ESC) identificam «mudanças positivas na idade ao primeiro uso de contracepção».

«Nas mulheres com idade mais avançada, os métodos de contracepção foram utilizados pela primeira vez aos 25,6 anos, na maioria após o primeiro filho, enquanto nas gerações mais recentes o primeiro uso é aos 20,7 anos», informam estas associações.

No caso das mulheres que utilizaram pílula como primeiro método contraceptivo, o controlo precedeu mesmo a primeira relação sexual, conforme dados do INE, citados a propósito do lançamento da campanha, que decorre em 2009 e é destinada a homens e mulheres em idade reprodutiva.

Os especialistas frisam que, «apesar dos esforços de divulgação e informação sobre a importância do uso de contraceptivos junto dos jovens, Portugal é ainda um dos países europeus com maior taxa de adolescentes grávidas: um em cada dez nascimentos são de mãe adolescente».

Foi precisamente «para contrariar esta tendência» e «inverter o crescimento dos números» que foi criado o Dia Mundial da Contracepção.

Em Portugal, a efeméride foi integrada na Semana de Esclarecimento Contraceptivo da Associação para o Planeamento da Familia (APF).

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 27.09.08 13:03

ASAE apreende 70 embalagens de produtos com leite chinês



A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu hoje 70 embalagens de produtos com leite e quase três toneladas de alimentos, um dia depois de afirmar não ter detectado no mercado quaisquer produtos lácteos provenientes da China.
Na operação a nível nacional, refere a ASAE em comunicado divulgado hoje à noite, «foram apreendidas 70 embalagens de produtos que continham leite na sua composição e cerca 2.850 quilos de géneros alimentícios, designadamente chocolates, preparados de sopas e bolachas que continham produtos lácteos e falta de rotulagem».

No total, adianta, foram fiscalizados 364 agentes económicos, tendo a operação resultado em 27 processos de contra ordenação e na suspensão de quatro estabelecimentos por falta de higiene, bem como de um supermercado onde «todos os produtos que se encontravam à venda não possuíam rotulagem em português».

A acção, que envolveu 60 brigadas, foi lançada «na sequência das notícias vindas a público sobre a existência à venda no mercado português de leite e produtos derivados de leite, proveniente da China», destinando-se a verificar se estes de facto estavam disponíveis no mercado.

«A ASAE continuará atenta ao mercado, desenvolverá as iniciativas necessárias para o cumprimento da legislação nacional e de eventuais deliberações comunitárias», refere o comunicado hoje divulgado.

Quinta-feira, a ASAE afirmou ter reforçado a vigilância no mercado, nomeadamente através da «colheita de amostras de produtos lácteos e de outros produtos que contenham leite na sua composição, como bolachas, biscoitos ou chocolates, para posterior análise laboratorial».

«No contexto da actuação de rotina e do conhecimento das condições de mercado, a ASAE não possui actualmente qualquer evidência de que possam ter ocorrido exportações ilegais para Portugal de produtos lácteos provenientes daquele país», referia.

A Agência Lusa procurou obter esclarecimentos junto da assessora da ASAE mas, até ao momento, sem sucesso. A Comissão Europeia anunciou quinta-feira que vai impor um embargo total aos produtos para crianças provenientes da China que sejam considerados de risco.

Todos os produtos provenientes da China que contenham mais de 15% de leite em pó, como biscoitos ou chocolate, serão submetidos a testes de qualidade.Prevê-se também fiscalizar os produtos deste tipo que já se encontrem no mercado europeu.

Na quinta-feira, a Agência Lusa encontrou numa loja de produtos chineses no Porto a vender produtos que contêm leite em pó, depois de a Comissão Europeia ter anunciado que vai impor um embargo total aos produtos para crianças provenientes da China que sejam considerados de risco, na sequência do escândalo do leite contaminado chinês, divulgado a 13 de Setembro.

A loja do Porto onde a Lusa encontrou quinta-feira produtos lácteos oriundos da China vende, entre outros, leite, bolachas e refeições com leite em pó.O inspector-geral da ASAE admitiu hoje ser incapaz de garantir que não há importação ilegal e paralela de pequenas quantidades de produtos lácteos da China mas reafirma que a vigilância foi reforçada.«A ASAE não tinha indícios de que houvesse importação de leite e derivados para Portugal, medida proibida desde 2002.

O que não quer dizer que não possa existir em pequenas quantidades por canais informais», afirmou à Lusa António Nunes.

António Nunes garantiu ainda que a ASAE vai verificar todas as cadeias de importação de produtos, restauração e lojas de produtos orientais apreendendo todos os produtos à base de leite proveniente da China que forem encontrados.

Quanto aos sucedâneos, como rebuçados ou bolachas, serão recolhidas amostras e, sempre que haja qualquer irregularidade, serão apreendidos. O escândalo deu-se com a revelação de que produtos lácteos produzidos por pelo menos 22 empresas chinesas continham melamina, um composto químico com alto teor de nitrogénio que perturba o funcionamento do sistema urinário.

Até ao momento, a melamina já levou à morte de quatro bebés, havendo cerca de 53 mil intoxicados na China, 13 mil dos quais hospitalizados, dos quais 104 em estado grave.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 03.10.08 5:44

Jogos de computador e TV devem ser banidos do quarto

Jogos de computador e televisão devem ser totalmente proibidos no quarto das crianças e adolescentes, porque prejudicam o sono, defende a neurologista Teresa Paiva, lamentando a progressiva redução do tempo que os mais novos passam a dormir.

Para a especialista em doenças do sono, muitos dos problemas com crianças e adolescentes devem-se a comportamentos errados dos pais, que permitem, por exemplo, que os filhos vejam televisão no quarto e troquem mensagens de telemóvel durante a noite.

Passear com as crianças mais pequenas ao fim do dia em ambientes com muita luz artificial, como centros comerciais, é outro hábito censurável, porque a luz desperta o organismo e impede a segregação de uma substância que favorece o sono - a melatonina.

«Os pais chegam a casa muito tarde, muitas vezes às dez da noite e estão a brincar com os filhos até à meia-noite. Depois as crianças levantam-se às 07:00, porque os pais vão trabalhar cedo, e ficam desvairadas de sono», descreveu a médica, em entrevista à Agência Lusa.

«Há um círculo de erros, de vícios terríveis para as crianças», resumiu.

Para Teresa Paiva, uma criança com 10 anos deve dormir pelo menos 10 horas por dia e uma de cinco deve fazê-lo durante 12 ou 14 horas.

«Hoje em dia as crianças andam a dormir apenas oito horas», calcula, sublinhando que vários estudos mundiais concluíram que a redução do tempo de sono é um «factor de risco independente para a obesidade e hipertensão» nas faixas etárias mais baixas.

A partir da adolescência surgem outros riscos: fins-de-semana com idas à discoteca até às 06:00, acompanhados de bebidas e drogas, são uma «bomba-relógio», que afecta o ciclo vigília-sono e favorece os acidentes de viação, como descreve Teresa Paiva num livro que será lançado dia 14 de Outubro.

Na obra «Bom Sono, Boa Vida», dá a conhecer 77 histórias, contadas na primeira pessoa ou em diálogo, onde estão figurados todos os problemas essenciais do sono, «tanto do normal como do patológico».

No fim de cada história (que é um relato ficcional de um caso verdadeiro), a médica dá uma pequena explicação científica da perturbação em causa.

Além de esperar que cada pessoa se identifique com alguma das histórias, pretende igualmente sensibilizar os profissionais de saúde.

«Quando as pessoas se queixam [de problemas no sono] a probabilidade de ninguém lhes ligar nenhuma é grande», lamenta.

Teresa Paiva considera que, globalmente, não se atribui ao sono a sua devida importância enquanto «factor de equilíbrio biológico essencial», sublinhando que existem «88 doenças do sono».

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 06.10.08 17:22

Portugal tem 159 espécies animais em risco de extinção



Em Portugal existem 159 espécies em risco de extinção, entre as quais o lince ibérico e caracóis da Madeira e dos Açores, segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN)

Na edição de 2008 da Lista Vermelha das espécies ameaçadas, Portugal aparece com 159 espécies em risco de extinção.

A maior parte refere-se a 67 espécies de caracóis da Madeira e dos Açores. A seguir vêm 38 espécies de peixes e um total de onze mamíferos, onde está incluído o lince ibérico.

O mesmo estudo adianta que metade das espécies de mamíferos em todo o Mundo está em declínio e uma em cada três encontra-se ameaçada de extinção.

De acordo com a Lista Vermelha da UICN, há 1.141 mamíferos em risco de extinção, o que equivale a cerca de 21 por cento das 5.487 espécies conhecidas.

Existem também 836 mamíferos cujo estado de conservação «ainda não é bem conhecido», precisa o relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza, o «mais completo até agora realizado sobre esta classe de animais».

«Na realidade, o número de mamíferos ameaçados de extinção pode chegar aos 36 por cento», estima Jan Schipper, especialista da UICN e um dos principais autores do artigo, que quinta-feira será publicado na revista norte-americana Science.

Realizado por mais de 1.800 cientistas de mais de 130 países, o documento lembra que «centenas de espécies podem desaparecer» nos próximos anos devido ao impacto do Homem nos ecossistemas destes animais.

Adianta também que, pelo menos, 76 espécies de mamíferos desapareceram desde 1500 e que o impacto do Homem e a pesca excessiva ameaçam actualmente «36 por cento dos mamíferos marinhos».

Segundo os dados da UICN, das 44.838 espécies estudadas pelos especialistas desde 1996, um total de 16.929 estão ameaçadas: «3.246 encontram-se em perigo crítico de extinção, 4.770 em perigo e 8.912 são vulneráveis ao desaparecimento».

A perda do habitat natural e a sua degradação - que «afecta 40 por cento destes animais em todo o Mundo» -, a sobre-exploração dos mamíferos terrestres e marinhos, a poluição e as alterações climáticas são as principais causas apontadas para o que o estudo chama de «crise de extinção» dos mamíferos.

No artigo a publicar esta semana na revista Science, os especialistas internacionais sublinham que 188 mamíferos estão integrados na categoria de ameaça máxima, em «perigo crítico de extinção», incluindo o lince ibérico, cuja população «é de apenas 84 a 143 adultos».

O «declínio contínuo da população» de linces, considerado actualmente o felídeo mais ameaçado da Europa, deve-se, segundo a UICN, à «escassez da sua principal presa, o coelho europeu».

Entre as espécies que mais perigo correm, o estudo destaca também o gato ou felídeo pescador de Ásia (passou da categoria «vulnerável» para «em perigo» devido a destruição de seu habitat), a foca do Mar Cáspio, cuja população caiu 90 por cento em cem anos devido à caça, e o veado do Padre David, que já não existe em vida selvagem.

Apesar destes dados, os especialistas da UICN lembraram que «cinco por cento» dos mamíferos ameaçados «demonstram sinais de recuperação em estado silvestre», graças a diferentes programas de conservação.

Segundo a UICN, também os anfíbios atravessam uma séria crise de sobrevivência. Praticamente um em cada três espécies que existem no mundo corre o risco de se extinguir.

Para Andrew Smith, co-autor do artigo e professor da Universidade norte-americana de Arizona, a Lista Vermelha pode e deve ser utilizada para «criar estratégias que abordem a crise», ajudar a «identificar espécies e áreas prioritárias para conservação» e «indicar tendências sobre o estado de conservação ao longo do tempo».

Os resultados do estudo foram apresentados no Congresso Mundial da UICN, que decorre até 14 de Outubro, em Barcelona, Espanha.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 09.10.08 16:20

Portugal Continental ainda sem mosquitos que transmitem o dengue



O director-geral de Saúde, Francisco George, garante não existir em Portugal Continental o mosquito que transmite o vírus do dengue, mas admite que este possa vir a aparecer no território devido às alterações climáticas.

Em declarações à Agência Lusa, o responsável explicou que nos últimos meses foram analisados dezenas de milhar de mosquitos, capturados por armadilhas montadas em todo o país no âmbito de uma rede de vigilância criada em Abril, não tendo sido encontrado nenhum da espécie que transmite o vírus.

«Em Portugal Continental nunca foi encontrado nenhum mosquito que transmite o dengue, mas não excluímos a possibilidade de ele aparecer, por causa das alterações climáticas. Por isso, as autoridades portuguesas estão atentas ao problema e criaram uma rede de vigilância», afirmou Francisco George.

O director-geral de Saúde (DGS) adiantou que na Madeira está identificada a presença do mosquito Aedes, responsável pela transmissão da doença, mas nenhum exemplar está infectado com o vírus, pelo que «uma picada não acarreta perigo».

De acordo com Francisco George, são anualmente diagnosticados em Portugal dez a 15 casos de dengue, sendo todos de pessoas que viajaram para países tropicais e que manifestaram os sintomas da doença quando regressaram a casa.

«São todos casos importados. Nunca foi identificado um caso doméstico porque não temos em Portugal continental o mosquito que transmite o vírus», reiterou, sublinhando que «a doença não é contagiosa», pelo que não há perigo de se propagar a outras pessoas.

Anualmente, «dezenas de milhar de pessoas» são contaminadas com o vírus em todo o mundo, sobretudo nos países com climas tropicais, mas a evolução clínica da doença «é quase sempre favorável», sendo «muito raros os casos de morte».

As autoridades portuguesas aconselham os portugueses que viajam para o Brasil a marcarem uma «consulta do viajante», para se prevenirem contra o dengue com uma antecedência de pelo menos dois meses, para que os tratamentos possam ter efeito.

Só em 2007, foram registados no Brasil quase 560 mil casos de dengue, tendo 158 pessoas morrido em consequência da doença.

Já no início deste ano, as autoridades do Estado do Rio de Janeiro confirmaram a existência de uma epidemia de dengue, com mais de 290 novos casos detectados diariamente.

Em Março, o Ministério da Saúde brasileiro anunciou a criação de um gabinete de crise, tendo convocado as Forças Armadas para ajudar no combate ao mosquito.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 13.10.08 5:39

Maior centro comercial IKEA da Europa abre Quinta-Feira em Matosinhos

Muita luz natural e um átrio com cerca de 3.200 metros quadrados, são características que sobressaem no maior centro comercial do grupo IKEA na Europa, o Mar Shopping, em Matosinhos, que abre ao público quinta-feira.
O Mar Shopping conta com 14 lojas âncora, ente as quais a já inaugurada Ikea, sete salas de cinema, 5.100 locais de estacionamento e uma área de restauração com 1.250 lugares sentados, aberta para um terraço com vista para a linha de mar, virado a poente.

As estimativas apontam para que este novo espaço comercial receba 15 milhões de visitantes no primeiro ano.

As 200 lojas surgem agrupadas por actividade, cada uma concentrada num determinado espaço, uma distribuição que, segundo Ricardo Mesquita, director de marketing do Mar Shopping, surge «por uma questão de conveniência para o consumidor».

Cada uma das entradas do Mar Shopping desemboca num corredor com concentração de superfícies específicas, como serviços (telemóveis, retrosaria, hipermercado, etc), decoração (loja Ikea e outras) e moda.

«A separação das lojas por actividade permite às famílias não se dispersarem pelo centro», justificou, acrescentando que a ideia é permitir que os clientes se sintam confortáveis, «quer gostem ou não de frequentar centros comerciais».

O Mar Shopping aposta nas entradas de luz natural e na «sustentabilidade», escolhendo materiais como o vidro e a madeira, que reveste tectos e áreas de chão em espaços de descanso dispersos pelos cerca de 64 mil metros quadrados de área bruta locável.

Outra grande aposta deste novo centro comercial é dar espaço às crianças, com quatro pequenos recreios e uma área com capacidade para uma centena de crianças onde os pais as podem deixar. Denominado «Mar Júnior», este espaço será gratuito nas duas primeiras horas, sendo que a partir da terceira terá um custo «simbólico - dois euros/hora -, que será doado a uma instituição do Grande Porto», salientou Ricardo Mesquita.

A porta principal de entrada deste novo espaço é o átrio, um espaço muito amplo, com um pé direito de cerca de 14 metros, onde cinco totens de diferente altura marcam presença, bem perto de um espelho de água, colocado numa parede.

O visitante poderá andar sobre uma passerelle iluminada, passear num chão interactivo e observar uma série de projecções de imagens, cujo «tema muda consoante o evento a destacar» (Dia dos Namorados, Natal, Carnaval, etc), salientou o responsável.

Existe ainda um espaço da autoria do arquitecto/decorador Miguel Câncio Martins, um «lounge» de 300 metros quadrados revestido a madeira, onde é possível fumar.

A Fundação de Serralves marca presença no Mar Shopping, com um espaço interactivo, ao lado de lojas como a Fnac, Rádio Popular, Sport Zone, Tribo, Nihe, Mango, Geox, Pré Natal, H&M e sete marcas do grupo galego Inditex (Zara, Massimo Dutti e Uterque, entre outras).

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 14.10.08 5:20

Portugal é um dos cinco países do Mundo que mais reduziu taxa de mortalidade desde 1970 - Relatório da OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou Portugal como um dos cinco países do Mundo que mais "notáveis progressos" fizeram na redução da taxa de mortalidade desde 1970, em especial da mortalidade infantil, num relatório hoje divulgado.

No relatório de 2009 "Cuidados de Saúde Primários - Agora mais do que sempre", Portugal é classificado como um dos cinco países do Mundo (Chile, Malásia, Tailândia e Oman) que "mais notáveis progressos" fizeram na "redução da taxa de mortalidade", designadamente "para menos de um quinto desde 1975".

Este "feito" deve-se, segundo o organismo, ao "melhoramento no acesso às redes de saúde, que foram expandidas", e foi possível graças a um "compromisso político sustentável" e a um "crescimento económico que permitiu continuar a investir no sector da saúde".

Quanto à melhoria dos indicadores de saúde em Portugal, a OMS destaca que a "esperança de vida à nascença" é actualmente "9,2 anos superior ao que era há três décadas", sublinhando os resultados nacionais alcançados na "redução dos casos mortais em vários grupos etários", sobretudo na mortalidade infantil, onde se regista uma "redução para metade de oito em oito anos".

"O desempenho de Portugal para reduzir a taxa de mortalidade em várias faixas etárias é dos mais consistentes e bem sucedidos [do Mundo] nas últimas três décadas", salienta o estudo.

Outros dados avançados pelo relatório da OMS indicam que, entre 1970 e 2008, Portugal conseguiu reduzir a mortalidade perinatal em 71 por cento, a mortalidade infantil (óbitos de crianças nascidas vivas que faleceram com menos de um ano) em 86 por cento, a de crianças em 89 por cento e a mortalidade maternal em 96 por cento.

"Esta performance levou a uma evidente convergência da saúde da população portuguesa com a de outros países da região", lê-se no documento.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por diego em 14.10.08 13:33

[quote="Johny89"]Portugal é um dos cinco países do Mundo que mais reduziu taxa de mortalidade desde 1970 - Relatório da OMS

É na TM e na TMI que Portugal destaca-se pela positiva mundialmente
avatar
diego
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 5781
Clube : Rio Ave e FCP
Pontos : 2025
Data de inscrição : 14/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 17.10.08 5:38

Crianças atacadas por vespas no recreio



Dezoito alunos de uma escola de Fitares, Sintra, foram atacados esta manhã por um enxame vespas. Os bombeiros e o INEM estão neste momento no local e a Protecção Civil já isolou o edifício. Esta é a sexta escola do conselho com uma infestação do género.

Segundo fonte da escola em declarações ao SOL, dos alunos que esta manhã foram atacados em Fitares, houve um que foi vítima de 12 picadas de vespas na cabeça.

No local estão agora dois carros do INEM, um carro da Protecção Civil, uma ambulância e dois carros dos bombeiros.

A infestação de vespas já havia sido detectada em Setembro e a até agora a escola só tinha combatido o problema com água quente e veneno. O SOL apurou ainda que esta é já a sexta escola com o mesmo tipo de infestação no concelho de Sintra.

Uma auxiliar de acção educativa afirmou que o ataque «aconteceu no recreio e foram os alunos que se 'meteram' com as vespas».

O Chefe dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, Jorge Simão, confirmou ao SOL a ocorrência do ataque de vespas, mas escusou-se a prestar mais declarações.

SOL
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 20.10.08 5:22

Freira cumpre um mês de prisão por não pagar bilhete de autocarro

Uma freira está há uma semana a cumprir prisão no estabelecimento de Santa Cruz do Bispo por não ter pago o bilhete de autocarro. Recusou a multa de 50 euros imposta pelo juíz

Uma religiosa do Porto foi condenada a um mês de prisão por não ter pago o bilhete de autocarro e ter recusado pagar uma multa de 50 euros que o juíz lhe aplicou como alternativa a ir para a cadeia um mês, escreve hoje o 24 horas.

Maria Amélia Gomes, a freira, diz não ter dinheiro para pagar a multa e preferiu a cadeia, onde já cumpre pena há uma semana. Está em Santa Cruz do Bispo, Matosinhos.

A freira percorre os bairros problemáticos do Porto, tendo já por diversas vezes sido agredida por traficantes de droga que a acusam de ser informadora da polícia. Segundo o 24 horas, quem a conhece diz que não tem quaisquer posses, pois dá tudo o que tem.

A freira acaba por estar quase "em casa", já que a prisão de Santa Cruz do Bispo fica num terreno que no passado pertencia ao Paço Episcopal e era local de férias para o bispo do Porto.

SOL
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 22.10.08 6:15

Crianças do Sri Lanka aprendem a "reconciliar-se com a vida" em Portugal

Há quatro anos, o mar tirou-lhes tudo. Em poucos minutos perderam a família, os amigos e a casa onde viviam. Agora, dez crianças vítimas do tsunami estão em Portugal para receber apoio psicológico.

Poucos meses depois de a catástrofe ter provocado 40 mil mortos no Sri Lanka, especialistas do Centro de Formação e Investigação em Psicologia (Cefipsi) deslocaram-se ao país, numa missão para ajudar 500 crianças a superar o trauma.

"O apoio psico-social está a decorrer desde Fevereiro de 2005. Nessa altura, os alunos tinham um olhar vazio e perdido. Estavam sedentos que alguém os ajudasse a gerir as emoções", recorda Susana Monteiro, psicóloga do Cefipsi.

Na cidade de Batticaloa, onde reside a maioria da comunidade luso-descendente do Sri Lanka, os psicólogos trabalharam junto de cinco escolas com o objectivo de ajudar as vítimas do tsunami a aceitar a perda e a lidar com o luto.

Para motivar o interesse pelos estudos, os especialistas portugueses prometeram trazer a Portugal os alunos que mais se esforçassem. Esta semana, dez chegaram a Lisboa, para concluir a última fase da terapia.

Até ao final do mês, o grupo de jovens entre os 13 e os 17 anos vai percorrer o país, visitando praias e rios para perder o medo da água, um enorme desafio para quem ainda vê o mar como inimigo.

"É um 'programa de cura'. Algumas alunas perderam os pais, os irmãos, os amigos e os vizinhos. Perderam a sua casa e os seus pertences, mas agora estão bem. Nunca as vi tão felizes", congratula-se a professora Bonifelsia Reshendra, que acompanhou as estudantes na visita a Portugal.

Também a psicóloga vai notando nas crianças um "olhar brilhante e um sorriso cada vez mais presente". Mas Susana Monteiro não tem ilusões: sabe que percorreram um longo caminho, mas garante que ainda há muito a fazer até que consigam "reconciliar-se com a vida", o último e mais importante passo da terapia.

"Elas dizem que já se sentem bem, mas a ferida ainda está aberta. A nossa esperança é que no regresso ao Sri Lanka, após estas duas semanas, tenham só a cicatriz, que já não dói quando se toca", deseja a psicóloga.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 22.10.08 16:02

Ministro presidiu hoje à entrega dos primeiros 8 carros combate Leopard

















O ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, presidiu hoje, em Santa Margarida, no distrito de Santarém, à entrega ao Exército Português dos primeiros oito carros de combate Leopard 2A6, comprados à Holanda.

Severiano Teixeira esteve presente na cerimónia de entrega dos primeiros oito Leopard - de um conjunto de 37 - comprados pelo ministério da Defesa à Holanda em Janeiro deste ano e que vão substituir os antigos carros de combate "M60 A3 TTS" do Exército.

De acordo com o ministério da Defesa, a aquisição destes novos carros, inscrita na Lei de Programação Militar (LPM), «tem como finalidade dotar o Exército de viaturas modernas, com elevada capacidade e versatilidade de emprego, introduz uma inovação tecnológica e melhora significativamente a capacidade de manobra, fogo directo e protecção da Brigada Mecanizada».

Num plano mais geral, o comunicado divulgado considera que os ‘Leopard’ vão permitir «a modernização das Forças Armadas» e fazem com que Portugal fique habilitado «a participar com os seus aliados em operações conjuntas e combinadas, com meios idênticos em tecnologia e capacidade operacional».

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 24.10.08 11:46

Maior concentração de gatos do mundo está em Lisboa

O Pavilhão Atlântico vai ser altamente desaconselhado a ratos durante o próximo fim-de-semana. A maior concentração de gatos do mundo vai estar em Lisboa, com 650 exemplares de praticamente todas as raças conhecidas.

Alguns exemplares idênticos aos que vão concorrer ao Mundial de Gatos 2008 podem custar 2.500 euros, segundo o presidente do Clube Português de Felinicultura, João Noronha, que se orgulha de Portugal organizar o concurso pela segunda vez.

Entre os concorrentes, há gatos de três meses e meio até aos nove anos, mas em comum todos têm a conquista do primeiro lugar de outra exposição do género. Excluídos ficam os felinos menores de três meses, por razões de saúde animal que regem este tipo de competição.

«Em Lisboa vão concorrer para obter o título de campeão do mundo. Cada exemplar é apresentado a 14 juízes internacionais e são avaliados pelas suas características. Não é uma exposição de destreza, mas sim de apresentação e beleza», explica João Noronha.

Estado do pêlo e condições de higiene são algumas das características fundamentais para a apreciação, num «desfile» em que os animais vão totalmente despidos de acessórios, estando impedidos de usar até coleira.

Haverá gatos para todo o tipo de apreciadores: de pêlo longo, curto ou até sem pêlo. E a maior raça do mundo também estará representada, com um modelo que pode chegar aos dez ou 12 quilos.

Desprovido de elitismo, o concurso aceita ainda a participação de gatos domésticos sem raça específica. Destes, 18 vão entrar na prova.

«As pessoas podem ter a oportunidade de ver exemplares de gatos totalmente diferentes daquilo a que estão habituadas», sublinha o responsável do Clube Português da Felinicultura, lembrando que estarão no certame mais de 30 raças de 27 países diferentes, entre os quais Brasil, Argentina, Israel ou Rússia.

De criadores portugueses estarão 105 animais, nenhum deles 100 por cento lusos, uma vez que não há raças de gatos nacionais.

Os que vêm de longe ficam hospedados em hotéis, juntamente com os donos. Também durante a viagem têm a oportunidade de «voar» na cabine do avião, pagando uma tarifa que varia consoante a companhia aérea.

Basta que tenham passaporte animal, com vacinas em dia e chip. Viajam acondicionados em caixas próprias e as companhias aceitam geralmente até três animais por cabine. Se exceder esse limite, podem viajar confortáveis num porão específico para transporte de animais, segundo explica João Noronha.

A Exposição Felina Mundial 2008 está aberta ao público no sábado e domingo, numa das salas do Pavilhão Atlântico, entre as 10:00 e as 18:00.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 25.10.08 7:12

Relógios atrasam 60 minutos na próxima madrugada

Na próxima madrugada os relógios atrasam uma hora às 02h00 em Portugal continental, entrando-se na chamada Hora de Inverno, proporcionando mais uma hora de sono ou de trabalho, conforme o caso.

Nos Açores a mudança da hora ocorre às 01h00 locais (02h00 em Lisboa).Com a mudança da hora amanhece mais cedo mas em contrapartida anoitece mais cedo, o que pode provocar pequenas perturbações devido a alterações de ritmos, sobretudo em crianças.

A pediatra Rosa Gouveia, da Sociedade Portuguesa de Pediatria, disse à Lusa que a mudança para a hora de Inverno, apesar de trazer vantagens, como o amanhecer mais cedo, «que vem compensar o anoitecer antecipado, não deixa de ser um artifício que vai, nos primeiros dias, afectar o ritmo habitual das crianças e dos pais».

De acordo com esta médica, estas alterações verificam-se sobretudo no «horário das refeições, na hora de ir para a cama e na hora de acordar de manhã, assim como no horário escolar».

A pediatra adverte que se as crianças forem «forçadas subitamente a seguirem um novo horário» podem apresentar episódios de irritabilidade e cansaço.

Por esta razão, Rosa Gouveia aconselha que a transição da hora se dê de forma progressiva «recuando» os horários 10 ou 15 minutos por dia para que haja uma adaptação gradual.

«Regra geral, ao fim de uma semana a criança já está adaptada», referiu.Opinião semelhante tem o presidente da Associação Nacional de Professores, João Henrique Grancho, que disse à Lusa que apenas alguns docentes, contactados por si, denotam um «dispersamento ligeiramente maior» nos alunos, nos dias imediatos à alteração da hora.

Na opinião da neurologista Teresa Paiva «a mudança de hora só dá problemas quando se passa a dormir menos uma hora», ou seja na alteração para o horário de Verão.

Essa alteração, exemplificou, «dá origem a um aumento de acidentes nas 48 horas subsequentes». Confrontado com este dado, fonte da Brigada de Trânsito da GNR disse que não se pode estabelecer uma ligação directa entre a alteração da hora e um eventual aumento de sinistralidade, que se pode ficar a dever a mais trânsito ou chuva.

A hora de Inverno vai manter-se até ao dia 29 de Março de 2009, quando os relógios forem adiantados 60 minutos, dando-se entrada na hora de Verão.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 28.10.08 19:02

Portugueses acreditam na polícia mas não nos tribunais

Quase metade dos portugueses acham Portugal «razoavelmente seguro» e a maioria acredita nas forças de segurança, mas manifesta «pouca confiança» nos tribunais, revela um relatório do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT)

O estudo do organismo não-governamental, que vai ser apresentado quarta-feira, avalia a situação interna em matéria de segurança, tendo por base duas sondagens realizadas em Março e em Setembro.

A primeira abrangeu o Continente e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira com 1.525 inquiridos, enquanto a segunda consagrou 1.010 entrevistados em Portugal Continental.

Segundo o documento e tendo em conta a média das duas amostragens, cerca de 44 por cento dos inquiridos considerou Portugal «razoavelmente seguro», enquanto para 12 por cento é mesmo «muito seguro», apesar do sentimento de insegurança ter aumentado quatro por cento em seis meses.

À pergunta «Acha que Portugal é um país seguro?», 39 por cento dos inquiridos considerou o país «pouco seguro» em Março, percentagem que sobe para 43 por cento em Setembro, refere o documento.

Em Março, para 45 por cento dos portugueses, o país era «razoavelmente seguro», enquanto passado seis meses a percentagem desceu para 43 por cento.

Foi de Março a Setembro que o país conheceu um aumento da criminalidade, sobretudo nos meses de Verão.

O estudo indica, também, que 58,7 por cento acreditam na «eficácia» das forças de segurança, enquanto 41,3 por cento «não confia».

A sondagem realizada pelo OSCOT revela, igualmente, que metade dos inquiridos (52 por cento) afirmou conhecer as entidades que zelam pela segurança nacional, mas 48 por cento disse que desconhece quais as forças e serviços de segurança.

De acordo com o relatório, 58 por cento dos portugueses manifestaram «pouca confiança» nos tribunais, tendo mesmo 21 por cento revelado «nenhuma confiança».

Em contraponto, 13 por cento expressaram «muita confiança» na actuação da Justiça portuguesa e oito por cento não responderam ou emitiram qualquer posição.

O estudo do OSCOT mostra, igualmente, que «as grandes preocupações dos portugueses se encontram focadas sobretudo com a segurança física e patrimonial».

Na sondagem efectuada em Março, 11,1 por cento dos inquiridos consideraram o país «pouco seguro» relativamente ao crime contra o património, percentagem que aumentou para 15,3 por cento no inquérito de Setembro.

O estudo refere que a quase totalidade dos inquiridos (92,2 por cento na primeira e 90 na segunda sondagem) não admitiu a existência de práticas de terrorismo em Portugal, sublinhando que o país «é seguro».

Segundo o relatório do OSCOT, 88,3 por cento dos inquiridos apontaram, em Março, Portugal como um país seguro em matéria de crime organizado e de criminalidade económica, confiança que desceu 2,5 pontos percentuais na última amostra.

Quanto aos crimes sexuais, 77,7 por cento dos entrevistados consideraram o país «muito seguro» na primeira sondagem, valor que cai «significativamente» na segunda inquirição para os 64,3 por cento.

O OSCOT, organização presidida pelo general Garcia Leandro, é uma associação científica e cultural da sociedade civil sem fins lucrativos que tem como objectivo a investigação, o ensino, o debate e a divulgação das questões de segurança.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 07.11.08 5:18

Pai espanca professor em primária do Monte da Caparica

Um professor da Escola Primária n.º 2 do Monte da Caparica, concelho de Almada, foi agredido quarta-feira pelo pai de um aluno, noticia hoje o Correio da Manhã. Um nariz partido foi o resultado do ataque.

Licínio Grosso, o professor, ficou com escoriações na face e fracturou os ossos do nariz, noticia o diário, que falou com a Associação de Pais da escola, que confirma que a vítima chegou a perder a consciência.

«O pai, acompanhado pelo filho mais velho, invadiu a escola e entrou numa sala de aula, agredindo o professor Licínio», disse ao CM Fernando Miguel, da associação.

Na origem do incidente pode ter estado «uma atitude mais firme por parte do professor para com o aluno, o que deve ter irritado o pai», afirma Fernando Miguel.

O professor foi assistido no Hospital Garcia da Orta e, até ao momento, não apresentou queixa do agressor.

O caso acontece numa escola cujos professores, funcionários e encarregados de educação dizem «não ter condições mínimas de segurança».

SOL
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 6 de 13 Anterior  1, 2, 3 ... 5, 6, 7 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum