R E L V A D O T U G A • FUTEBOL TOTAL
Bem-vindo ao Fórum Relvadotuga.com. Entra já para esta comunidade Regista-te!

Jornal Nacional

Página 1 de 13 1, 2, 3 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Jornal Nacional

Mensagem por danyro em 04.05.08 8:30

Aqui posta-se as notícias de Portugal, a política, a sociedade, tudo o que mexe a sociedade portuguesa
avatar
danyro
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 1242
Clube : Porto
Pontos : 1
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário http://naodizesnada.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por danyro em 04.05.08 8:42

Os momentos da Revolução

24 de Abril - 22:00 horas
Otelo Saraiva de Carvalho e outros cinco oficiais ligados ao Movimento das Forças Armadas (MFA) já estão no Regimento de Engenharia 1 na Pontinha onde, desde a véspera, fora clandestinamente preparado o Posto de Comando do Movimento. Será ele a comandar as operações militares contra o regime.

24 de Abril - 22:55 horas
A transmissão da canção " E depois do Adeus ", interpretada por Paulo de Carvalho, aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa, marca o ínicio das operações militares contra o regime.

25 de Abril - 00:20 horas
A transmissão da canção "Grândola Vila Morena" de José Afonso, no programa Limite da Rádio Renancença, é a senha escolhida pelo MFA, como sinal confirmativo de que as operações militares estão em marcha e são irreversíveis.

25 de Abril - Das 00:30 às 16:00 horas
Ocupação de pontos estratégicos considerados fundamentais (RTP, Emissora Nacional, Rádio Clube Português, Aeroporto de Lisboa, Quartel General, Estado Maior do Exército, Ministério do Exército, Banco de Portugal e Marconi).
Primeiro Comunicado do MFA difundido pelo Rádio Clube Português.
Forças da Escola Prática de Cavalaria de Santarém estacionam no Terreiro do Paço.
As forças paramilitares leais ao regime começam a render-se: a Legião Portuguesa é a primeira.
Desde a primeira hora o povo vem para a rua para expressar a sua alegria.
Início do cerco ao Quartel do Carmo, chefiado por Salgueiro Maia, entre milhares de pessoas que apoiavam os militares revoltosos. Dentro do Quartel estão refugiados Marcelo Caetano e mais dois ministros do seu Gabinete.

25 de Abril - 16:30 horas
Expirado o prazo inicial para a rendição anunciado por megafone pelo Capitão Salgueiro Maia, e após algumas diligências feitas por mediadores civis, Marcelo Caetano faz saber que está disposto a render-se e pede a comparência no Quartel do Carmo de um oficial do MFA de patente não inferior a coronel.

25 de Abril - 17:45 horas
Spínola, mandatado pelo MFA entra no Quartel do Carmo para negociar a rendição do Governo.
O Quartel do Carmo hasteia a bandeira branca.

Fonte: Centro de Documentação do 25 de Abril da Universidade de Coimbra.
avatar
danyro
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 1242
Clube : Porto
Pontos : 1
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário http://naodizesnada.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 05.05.08 3:37

Cinco milhões de portugueses vivem fora do País

Metade da população portuguesa vive no estrangeiro e, nos principais países de destino europeu, a percentagem de emigrantes aumentou 52,6%, entre o ano 2000 e 2006, de acordo com o Relatório Internacional sobre Migrações de 2007, da OCDE.
O documento só será completamente divulgado no próximo mês, mas segundo dados preliminares, publicados esta segunda-feira no Diário de Notícias, os portugueses continuam a emigrar para a Suíça, Andorra, Luxemburgo e França, mas também para o Reino Unido e a Espanha, sendo que o único país a registar uma diminuição de portugueses é a Alemanha.

«Os cidadãos nacionais continuam a emigrar», explica o autor do relatório português, Jorge Malheiros, adiantando que, a partir da década de 80, Portugal passou também a ser um país de destino, «pelo que o emprego dos portugueses diminuiu, com a chegada dos estrangeiros, o que quer dizer que tiveram de ir para algum lado».

Em Espanha e Andorra, o número de emigrantes portugueses duplicou e, na Irlanda, a subida foi de 246%, apesar de ser um país com poucos cidadãos lusos, de acordo com a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares Portugueses, sendo que os números reais são muito mais altos que as estatísticas nacionais oficiais, já que é impossível contabilizar as saídas para os países do espaço Schengen.

Os novos fluxos migratórios traduzem-se em pessoas que vão à procura de uma nova vida, que vão para a Suíça ou Reino Unido, e os recrutados por agências de trabalho temporário para Espanha, França ou Holanda. É a mão-de-obra temporária, modalidade de emigrar e imigrar, que está a substituir as redes familiares e de amizade das migrações tradicionais.

Lusa


Última edição por Johny89 em 20.09.08 13:36, editado 1 vez(es)
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 05.05.08 11:54

Portugal vendeu em 2007 mais tecnologia do que importou ...

O primeiro-ministro afirmou hoje que, em 2007, «pela 1ª vez na história», Portugal vendeu mais tecnologia do que importou, em parte devido à «aposta estratégica» feita há três anos nas energias renováveis.
«Portugal tem hoje um cluster nas energias renováveis que não tinha há três anos», sustentou José Sócrates, salientando que o país «está agora a produzir o que antes era importado porque era demasiado sofisticado para ser feito em Portugal».

Falando em Vila do Conde durante a cerimónia de anúncio de um novo projecto da empresa alemã Quimonda na área das células fotovoltaicas, o primeiro-ministro apontou este caso como mais um exemplo de como «as multinacionais estão satisfeitas com a economia e com a capacidade dos portugueses».

«Este investimento é uma prova de confiança em Portugal, na nossa economia e na competência dos portugueses», afirmou José Sócrates, destacando a «intensidade tecnológica» do projecto, que «está na vanguarda do que de melhor se faz tecnologicamente no mundo».

Lusa


Última edição por Johny89 em 20.09.08 13:37, editado 1 vez(es)
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 05.05.08 12:14

Solha e faneca estão a desaparecer do Tejo, diz especialista

A solha e a faneca estão a desaparecer do rio Tejo, em busca de águas menos aquecidas pelas alterações climáticas, enquanto espécies até agora quase inexistentes, como o sargo do Senegal, chegam cada vez em maior abundância.
O aumento da temperatura da água, de quase dois graus em menos de trinta anos, é a razão desta movimentação de espécies piscícolas no estuário do Tejo, segundo explicou à agência Lusa a bióloga Maria José Costa.

Mas se umas espécies abandonam o Tejo, à procura de águas mais frias, outras vêm de longe para ocupar o lugar das que partiram.

"É o caso do charroco [um peixe muito usado em caldeirada]. Quase não existia e hoje pesca-se com a maior facilidade. Outra espécie que também não havia e agora é a mais abundante do Tejo é o sargo do Senegal, que existia apenas na costa africana", conta a investigadora, que dirige o Instituto Oceanográfico da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa.

Outro exemplo é a corvina, um peixe muito apreciado pelos portugueses: "Dantes a corvina aparecia esporadicamente. Agora faz a sua reprodução no estuário do Tejo e encontra-se muita", adiantou.

Os primeiros estudos da investigadora no Tejo foram feitos em finais da década de 70. Comparando esses dados com os actuais, a investigadora concluiu que as espécies habitualmente do sul aumentaram devido às alterações climáticas e, em especial, ao aumento da temperatura das águas.

O estuário do Tejo é o maior de toda a Europa Ocidental, com uma área de 320 quilómetros quadrados, e sofre outras ameaças, além das climáticas, como o aumento da população, a poluição, a introdução de espécies exóticas, a destruição de habitats naturais ou até a sobreexploração dos recursos.

Mas as alterações climáticas são das que mais preocupam os especialistas: "Os cenários são catastróficos, não podemos continuar assim", defendeu Maria José Costa.

Por seu lado, o especialista em alterações climáticas Filipe Duarte Santos alertou para as consequências da subida da temperatura da água no que respeita à erosão costeira, criticando a falta de monitorização deste fenómeno em Portugal.

Mas nem tudo é mau com as alterações climáticas. Nos últimos anos tem-se registado uma descida da temperatura da água à superfície, por causa do vento e das correntes, a que se chama afloramento costeiro.

"Esse fenómeno faz com que ascendam à superfície águas mais frias, o que tem como consequência o arrefecimento das águas e o seu enriquecimento em sais nutrientes (nitratos, fosfatos e silicatos). Logo há mais alimentação e os peixes reproduzem-se mais", explicou o especialistas

Filipe Duarte Santos considera que existem sinais de uma intensificação desse fenómeno, mas ressalva ser ainda cedo para conclusões seguras sobre esta boa nova para o sector da pesca.

Lusa


Última edição por Johny89 em 20.09.08 17:52, editado 1 vez(es)
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 07.05.08 5:59

Fátima/Atropelamento: Condutor que atropelou nove peregrinos tem 20 anos e vinha da Queima das Fitas do Porto

O condutor que hoje de madrugada atropelou nove peregrinos perto de Santa Maria da Feira, por alegadamente ter adormecido, tem 20 anos e vinha da Queima das Fitas do Porto, contou à Lusa uma das peregrinas que escapou ilesa.

Contactada pela Lusa fonte da GNR da Feira disse que o condutor foi submetido ao teste de alcoolémia que deu negativo.

Maria do Sameiro, 43 anos, peregrina há quatro, disse que o acidente aconteceu pouco tempo após o grupo ter saído do local onde pernoitou.

"Estávamos a juntar-nos para reiniciar a caminhada e para rezar o Terço, como sempre fazemos, quando surgiu "do nada" um carro que "apanhou" as pessoas que circulavam atrás.

Entre essas pessoas estavam os chefes do grupo, um dos quais António, com mais de 70 anos, que ficou "gravemente ferido".

"Pelo que ouvimos, o condutor tem 20 anos e vinha da Queima das Fitas do Porto", afirmou a peregrina.

Acrescentou que "circulavam na faixa dos peregrinos, usando um colete reflector, um boné e uma t-shirt, oferecidos pelo presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto".

Os peregrinos, oriundos de Cabeceiras de Basto, Fafe e Famalicão integram um grupo que há dezenas de anos se desloca, por esta altura, ao Santuário de Fátima para as celebrações do 13 de Maio

A Lusa ouviu também o testemunho de outros elementos do mesmo grupo de peregrinos que, a meio da manhã, se concentravam no Hospital da Feira para acompanhar os feridos que ali deram entrada.

Uma das mulheres que sofreu ferimentos ligeiros e que já teve alta confessou que, apesar de tudo, se sente "com muita sorte".

"Pensei que morria, mas felizmente estou bem", disse Isaltina Teixeira, de Cabeceiras de Basto.

Um outro peregrino que escapou ileso contou que "tudo aconteceu numa fracção de segundos".

"Quando me lembro nem quero acreditar. Íamos na nossa mão e com os coletes", afirmou Albino Costa.

O acidente ocorreu cerca das 05:30 em Vergada, freguesia de Mozelos, Santa Maria da Feira.

No hospital da Feira deram entrada quatro pessoas, das quais duas já tiveram alta e as restantes, segundo fonte hospitalar, deverão sair ainda hoje.

Para o hospital de Santo António foi transportado o ferido mais grave que se encontra em estado "reservado".

Os restantes quatro, todas mulheres, foram assistidos no Hospital de Gaia.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por batista30 em 07.05.08 7:34

lol não m levem a mal..mas escangalhei me a rir..pahahaha ja vinha era todo queimado.. lol!
avatar
batista30
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 1306
Clube : S.L.Benfica, Académica e Anadia FC
Pontos : -29
Data de inscrição : 06/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por mendes7 em 07.05.08 7:38

INDA É MAIS BEBEDO QUE EU!!!
avatar
mendes7
Junior

Número de Mensagens : 346
Pontos : 0
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 07.05.08 9:35

Manifestação/Petição «contra» o Acordo Ortográfico reúne já 15.000 assinaturas e é entregue quinta-feira na AR

Mais de 15.000 assinaturas constam já do Manifesto/Petição Contra o Acordo Ortográfico, documento que quinta-feira será entregue ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, por uma delegação dos signatários do documento.

A delegação, composta por Maria Alzira Seixo, António Emiliano, José Nunes e Vasco Graça Moura, fará a entrega das primeiras 15.000 assinaturas recolhidas e pedirá que a matéria seja tida em consideração no debate parlamentar agendado para 15 de Maio.

Segundo os promotores do Manifesto, a recolha de assinaturas, iniciada no passado dia 02, continuará em linha na Internet, aberta a subscrições, até data a anunciar. O endereço do sítio de internet é http://www.ipetitions.com/petition/manifestolinguaportuguesa

Os 19 primeiros signatários do documento foram Ana Isabel Buescu, António Emiliano, António Lobo Xavier, Eduardo Lourenço, Helena Buescu, Jorge Morais Barbosa, José Pacheco Pereira, José da Silva Peneda, Laura Bulger, Luís Fagundes Duarte, Maria Alzira Seixo, Mário Cláudio, Miguel Veiga, Paulo Teixeira Pinto, Raul Miguel Rosado Fernandes, Vasco Graça Moura, Vítor Manuel Aguiar e Silva, Vitorino Barbosa de Magalhães Godinho e Zita Seabra. A este grupo juntou-se entretanto o poeta e deputado Manuel Alegre.

O Manifesto denuncia "inúmeras imprecisões, erros e ambiguidades" na projectada reforma ortográfica, que consideram ser "mal concebida", "desconchavada", "sem critério de rigor", "desnecessária" e "perniciosa", além de ter "custos financeiros não calculados".

"Recusamos - lê-se no Manifesto - deixar-nos enredar em jogos de interesses, que nada leva a crer de proveito para a língua portuguesa. Para o desenvolvimento civilizacional por que os nossos povos anseiam é imperativa a formação de ampla base cultural (e não apenas a erradicação do analfabetismo), solidamente assente na herança que nos coube e construída segundo as linhas mestras do pensamento científico e dos valores da cidadania"

O Acordo Ortográfico foi alcançado em finais de 1990 e deveria ter entrado em vigor em 1994 mas apenas três dos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe - aprovaram quer o acordo quer os dois protocolos modificativos entretanto estabelecidos entre os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

O segundo desses protocolos, de 2004, prevê que é suficiente a ratificação do texto por três países para que o mesmo entre em vigor.

Lusa

Eu já assinei ... Very Happy Smile


Última edição por Johny89 em 08.05.08 8:55, editado 1 vez(es)
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 07.05.08 11:29

CVP aconselha peregrinos a não caminharem de noite



A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) alerta os peregrinos para que não façam caminhadas a Fátima durante a noite, disse fonte da instituição na sequência do atropelamento de nove peregrinos que ocorreu esta manhã.
«Caminhar em fila indiana na berma e não em grupo, usar coletes reflectores e não caminhar durante a noite« são as principais medidas de segurança para as longas caminhadas entre outros conselhos que a instituição dá aos peregrinos.

Os vários postos de assistência da Cruz Vermelha Portuguesa, grande parte deles situados a norte do país, disponibilizam não só «tratamento aos pés, massagens, sítios para dormirem, descansarem ou tratarem da sua higiene pessoal«, bem como «a distribuição de alimentos«, acrescentando que «o apoio psicológico é também muito importante».

Segundo a mesma fonte, «há ambulâncias permanentemente no local para assegurarem a segurança das pessoas«, dando principal apoio aos idosos.

«A roupa prática, que não faça transpirar muito, a ingestão de líquidos não gaseificados e as pausas de meia em meia hora por causa da permanente exposição ao sol» são outros conselhos que a instituição alerta.

Mais de 1.800 voluntários, distribuídos por 72 postos de assistência de norte a sul do país, estão a apoiar os cerca de 35 mil peregrinos a pé esperados em Fátima até ao final do próximo domingo.Esta manhã, nove peregrinos de um grupo de Cabeceira de Bastos foram atropelados na EN1, em Vergada, concelho de Mozelos, Santa Maria da Feira, por um jovem de 20 anos que terá adormecido ao volante no regresso da festa da Queima das Fitas do Porto.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 07.05.08 17:05

Novo director nacional da PJ toma posse sexta-feira



O novo director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Almeida Rodrigues, vai tomar posse na próxima sexta-feira, disse hoje à Lusa fonte do Ministério da Justiça.
Almeida Rodrigues, até agora subdirector nacional adjunto na Directoria de Coimbra da PJ, sucede a Alípio Ribeiro à frente da Polícia Judiciária.

José Maria de Almeida Rodrigues, 49 anos, licenciado em Direito, é coordenador de investigação criminal da PJ, tendo sido um dos três directores nacionais adjuntos no mandato do antigo director nacional da Judiciária Santos Cabral.

A nomeação de Almeida Rodrigues para dirigir a PJ foi divulgada terça-feira em comunicado do Ministério da Justiça, onde foi referido que o ministro da Justiça, Alberto Costa, «aceitou o pedido de demissão que lhe foi entregue pelo director nacional da PJ (Alípio Ribeiro)».

A cerimónia de posse de Almeida Rodrigues realizar-se-á pelas 15:30 de sexta-feira, adiantou a fonte do Ministério da Justiça.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 08.05.08 7:24

Polícia atingido a tiro no Seixal está em estado grave ...

O estado de saúde do polícia que quarta-feira à noite foi baleado na face numa rusga domiciliária no Seixal é «grave» segundo fonte do hospital de S. José, onde está internado na Unidade de Urgência Médica.

«O doente está internado na Unidade de Urgência Médica, em situação grave. Está ainda em observação, dependente da realização de vários exames clínicos», refere uma informação enviada, por e-mail, à agência Lusa pelo Gabinete de Assessoria e Comunicação do Centro Hospitalar de Lisboa Central - CHLC, que integra o Hospital de S. José.

O polícia de 32 anos chegou à sala de emergência do Hospital de S. José, em Lisboa, às 02:16, transferido do hospital Garcia da Horta, em Almada.

Fonte do serviço de informações do hospital disse hoje de manhã à Lusa que o agente esteve no bloco operatório durante cerca de três horas, sendo depois transferido para a Unidade de Urgência Médica.

O agente policial do Barreiro foi baleado quarta-feira à noite quando realizava uma busca domiciliária na zona de Miratejo, Seixal, segundo fonte policial.

O agente, de 32 anos, pertence à Unidade de Investigação Criminal e integrava uma força policial que cerca das 22:50 de quarta-feira foi cumprir um mandado de busca domiciliária.

De acordo com a mesma fonte policial, as autoridades foram recebidas a tiro, tendo um dos agentes sido baleado na face.

O autor dos disparos recebeu tratamento, sob detenção, no hospital Garcia de Orta, segundo fonte policial.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 08.05.08 8:56

Sete dos nove peregrinos atropelados tiveram alta

Sete dos noves peregrinos que quinta-feira foram atropelados próximo de Santa Maria da Feira já tiveram alta hospitalar, mantendo-se em estado considerado grave o ferido internado no Hospital de Santo António do Porto.
O homem, de 58 anos, natural de Famalicão, que sofreu traumatismos, crânio-encefálico, vertebral/cervical e torácico está «estabilizado», mas com «prognóstico reservado», segundo fonte hospitalar.

O ferido mantém-se internado na Unidade de Cuidados Intensivos.

Três dos quatro peregrinos feridos que deram entrada no Hospital S. Sebastião, na Feira, tiveram alta quarta-feira e o outro foi transferido para o hospital da área da sua residência, em Fafe.

Fonte desta unidade hospitalar disse hoje à Lusa que a vítima se mantém ali internada, em «observação».

O grupo de nove peregrinos foi atropelado quarta-feira de madrugada por um jovem de cerca de 20 anos, que alegadamente terá adormecido ao volante no regresso da Queima das Fitas do Porto.

Segundo fonte da GNR, o condutor foi submetido ao teste de álcool que deu negativo.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 09.05.08 15:21

Vitima de carjacking foi abandonada na zona de Amarante com vários ferimentos ...

Um homem de 49 anos foi hoje vítima de carjacking, no Porto, acabando por ser abandonado com várias escoriações, na Variante do Tâmega, a cerca de 10 quilómetros de Amarante, disse à Lusa fonte policial.

A vítima foi vista na berma da via rápida, cerca das 08h00, por automobilistas que passavam na zona, entre Celorico de Basto e Amarante - a cerca de 60 quilómetros do Porto - pedindo socorro e queixando-se de vários ferimentos.

O homem, residente em Vila Nova de Gaia, foi transportado ao Hospital de Amarante numa ambulância com Suporte Imediato de Vida (SIV), onde recebeu tratamento.

Segundo a fonte policial, o assalto ocorreu cerca das 03h00, quando a vítima conduzia no centro do Porto uma carrinha BMW e foi ameaçada com uma arma de fogo por quatro indivíduos.

Os assaltantes entraram no automóvel e levaram-no até à zona de Amarante, onde abandonaram o dono da viatura.

A GNR de Amarante esteve no local a recolher elementos para a investigação, que está já a ser conduzida pela Polícia Judiciária (PJ).

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 10.05.08 7:37

Criança de seis anos vive indocumentada em Portugal entre desencontros conjugais e formalidades jurídicas

Uma menina de seis anos, filha de emigrantes portugueses em França, vive indocumentada e sem nacionalidade desde que nasceu, apurou hoje a Lusa.

Aparentemente, ninguém parece ter solução para o caso desta criança - que actualmente vive em Freixo de Espada á Cinta - apesar dele ser do conhecimento de autoridades oficiais, em Portugal e França.

A pequena V. nasceu em França, filha de emigrantes portugueses e tem vivido, entre aquele país e Portugal, sem nunca ter sido registada.

O único documento comprovativo da sua existência - apesar de já ter atravessado a Espanha, país onde viveu alguns dias - é um assento de nascimento da comarca francesa de Montpellier.

O documento pouco vale para esta criança, que não existe legalmente nem é reconhecida como cidadã de qualquer estado.

«Uma menina apátrida, meu Deus», é a forma como a professora da criança, Sara Falcão, exterioriza a sua «grande apoquentação» com a situação da menina.

«É preciso alguém com bom senso que diga de uma vez por todas como resolver isto», reclama a docente. Mas os tribunais não conseguiram ainda dar resposta, apesar de o caso ser conhecido dos meios judiciais, português e francês.

Um tribunal francês já se pronunciou sobre a menina «entregando o poder paternal à mãe» e concluindo que «o pai está a incumprir o regime de visitas e a reter ilegalmente a menor por a ter trazido para Portugal sem autorização da progenitora».

Porém, este tribunal é omisso sobre o facto da menina não estar registada, o que não mereceu também ainda nenhum procedimento, no Tribunal de Torre de Moncorvo, onde chegou, no final de 2007, uma carta rogatória de França a pedir para notificar o pai do processo, em França, sobre o poder paternal.

A própria Comissão de Protecção de Menores de Freixo de Espada à Cinta não viu motivo para abrir um processo quando a pequena chegou à escola indocumentada, já tinha começado o ano lectivo.

Segundo disse à Lusa a professora Arminda Neto, membro daquele organismo, a comissão «questionou-se por a menina não estar registada e pediu ao pai para tratar do assunto, mas não entendeu tratar-se de uma situação de risco».

«A menina está bem tratada, feliz e é assídua na escola», garantiu a docente.

Só depois de contactada pela Lusa é que admitiu ter tido conhecimento de que estava a decorrer em tribunal um processo de regulação do poder paternal em que o pai é acusado pela mãe de retenção ilegal da menor.

Ainda assim, segundo Arminda Neto, «o caso transcende» que a comissão entende ser da competência dos tribunais.

O presidente da comissão, José Santos, disse à Lusa que o caso está a ser acompanhado, mas escusou-se a falar sobre o mesmo por envolver uma menor.

No Tribunal de Torre de Moncorvo, a comarca competente, o caso é conhecido mas também não motivou a abertura de qualquer processo.

Aquele tribunal limitou-se a notificar o pai da carta rogatória de França. «Eu ainda lhe perguntei o que dizia, mas eles disseram que não entendiam francês e pediram-me só para assinar», contou à Lusa o pai, Nelson Galas.

A documentação que o tribunal de Moncorvo recebeu e a que a Lusa teve acesso, descrevia, em francês, o fundamento e conteúdo da notificação, em que é claro tratar-se de uma menor.

«Até podia ser um criminoso perigoso que nem me prendiam», referiu o pai, que se recusa a entregar a menina à mãe, a quem acusa de «só querer a filha quando precisa de dinheiro»


A criança, segundo disse, «viveu quase sempre» com a família paterna «não conhece a mãe, nem quer ficar com ela».

A mãe, Susana Costa, veio a Portugal e tentou levar a filha, tendo sido impedida por vigilantes encarregados de assegurar que as crianças chegam à escola em segurança.

A progenitora pediu ajuda ao Ministério Público de Torre de Moncorvo, mas sem sucesso. No entanto, um magistrado do Ministério Público explicou à Lusa que «a decisão do tribunal francês é válida em Portugal, no âmbito de uma convenção europeia».

Porém, segundo disse, «para ter força executória imediata tem de vir acompanhada por uma certidão emitida pelo Estado francês».

«Sem esta certidão, a cópia da sentença não é suficiente para as autoridades portuguesas agirem», acrescentou.

Com ela, basta entregar toda a documentação na autoridade central francesa competente que a remete para a Direcção-Geral de Reinserção Social portuguesa, a quem compete fazê-la executar.

O pai assegura que, apesar de ter tentado, ainda não conseguiu «descobrir» o que fazer para registar a filha.

Escreveu para a Conservatória dos Registos Centrais e teve como resposta que para desencadear o processo de inscrição de nascimento da menina tem de «provar ser o pai e o exclusivo detentor do exercício do poder paternal».

Nelson Galas reconhece o desleixo dele e da mãe, embora, segundo contou, tenham tentado registá-la logo que nasceu, em França.

Então, as autoridades francesas não aceitaram o registo por ambos os progenitores serem portugueses, alegando que a criança tinha de ser registada em Portugal.

Pouco depois o casal separou-se e, cada um por si, ainda não conseguiu fazer o registo.

Embora o poder paternal tenha sido entregue à mãe, qualquer decisão sobre a criança, desde uma excursão a uma intervenção cirúrgica, tem de ser conjunta.

A solução aparentemente mais fácil, e mais rápida, para legalizar a menina seria os progenitores entenderem-se, o que ainda não foi possível.

Lusa / SOL
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Barata em 10.05.08 15:32

Como é que isto acontece.... Shocked
avatar
Barata
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 2479
Clube : Benfica
Pontos : -11
Data de inscrição : 05/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 10.05.08 16:31

Crise alimentar: Paulo Portas critica Governo por não dar prioridade à produção de cereais, carne e leite



O líder do CDS-PP criticou hoje a opção do Governo de não dar prioridade a produtos primários como os cereais, a carne e o leite nos apoios à produção agrícola previstos no Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).

"Finalmente abriram as candidaturas ao PRODER para 2008 e ficamos pasmados porque os cereais, a carne e o leite não são prioridade", disse Paulo Portas aos jornalistas, durante uma visita à décima Olivomoura - Feira Nacional de Olivicultura, a decorrer, até domingo, em Moura.

"Perante a crise alimentar e a alta dos preços que se sente todos os dias em produtos essenciais, nomeadamente o pão, o leite, a carne e o arroz, faz algum sentido, quando se promovem fundos para a agricultura, não incentivar a produção de cereais, de carne e de leite", questionou Paulo Portas.

A opção do Governo, alertou o líder do CDS-PP, vai fazer com que Portugal fique "sem reservas alimentares de produtos estratégicos" e "cada vez mais dependente daquilo que importa e não daquilo que produz".

De acordo com Paulo Portas, o CDS-PP vai pedir uma audiência ao Presidente da República para discutir a opção do Governo, porque "é importante para Portugal ter uma reserva alimentar e ser capaz de aumentar a produção nos produtos primários".

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 11.05.08 10:07

Militares portugueses no Líbano longe dos confrontos, situação é calma

Os militares portugueses em missão no Líbano estão longe dos confrontos dos últimos dias e caracterizam a sua situação como calma e sem qualquer alteração, disse hoje à Agência Lusa o comandante da força, tenente-coronel Carvalho.

"Estamos todos na base e, na nossa área de operações a situação é calma, não há qualquer tipo de confronto", disse o comandante da unidade de engenharia de 141 militares que está no sul do Líbano, em Shama, até ao final do mês.

Questionado sobre se dada a instabilidade no país foi accionado algum reforço da segurança, quer pelas forças da ONU quer pelo exército libanês no terreno, o tenente-coronel Carvalho negou, explicando que "o exército libanês mantém as mesmas posições" e "as medidas de segurança são as normais".

"A avaliação que fazemos da situação é uma avaliação normal. A instabilidade não afecta a área de operações, é algo que vem acontecendo mas que não tem nenhum impacto na nossa actividade", disse o tenente-coronel, contactado telefonicamente pela Lusa.

O Líbano tem sido palco nos últimos dias de violentos confrontos, sobretudo em Beirute - que chegou a ser parcialmente tomada pelas milícias do movimento radical xiita Hezbollah -, mas também na segunda principal cidade do país, Tripoli, no norte.

Os militares portugueses, integrados na Força das Nações Unidas no Sul do Líbano (UNIFIL), estão no terreno desde Novembro 2006 para uma missão de reconstrução da região, fortemente atingida pelos bombardeamentos israelitas do Verão de 2006.

O actual contingente deverá ser rendido no final de Maio e está instalado, como os anteriores, numa base construída pela primeira unidade de engenharia portuguesa a ir para o terreno em Shama, no extremo sul do Líbano, longe de Beirute (centro) e de Tripoli (norte).

Depois de, sábado, os confrontos em Beirute terem cessado na sequência de um apelo do exército para a retirada das milícias das ruas, registam-se hoje confrontos nas zonas cristãs dos arredores sudeste da capital libanesa.

Estes novos confrontos opõem os milicianos do Hezbollah aos apoiantes do líder cristão druso Walid Jumblatt.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 11.05.08 14:28

Fernando Pessoa eleito uma das personalidades mais influentes da cultura europeia



O poeta português Fernando Pessoa foi eleito uma das 50 personalidades que mais influência teve na Cultura europeia, revelou o Bureau Internacional das Capitais da Cultura.

Este foi o resultado de uma votação de âmbito universitário promovida pela organização da Capital da Cultura Catalã em vários países europeus.

Um total de 137.622 pessoas do continente europeu participaram neste inquérito que decorreu durante nove meses.

Entre os eleitos, que se destacaram nas áreas das Humanidades, Artes e Ciências encontra-se para além Fernando Pessoa, Leonardo da Vinci, William Shakespeare, Mozart, Albert Einstein, Sócrates, Goethe, Galileu Galilei, Carlemany, Erasmo de Roterdão e Dostoievski.

O presidente do Bureau Internacional de Capitais Culturais e da Organização da Capital da Cultura Catalã, Xavier Tudela, disse que «a Cultura é a essência que une os europeus. Quanto mais se conhecer o legado das pessoas que se destacaram no contributo cultural para o nosso continente mais capazes seremos de construir uma Europa mais forte e sólida».

Lusa


Última edição por Johny89 em 13.05.08 12:16, editado 1 vez(es)
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 12.05.08 3:38

Não dispensa o telemóvel nem a Internet aos 106 anos

O telemóvel é já algo imprescindível no seu dia-a-dia; adora cozinhar e fazer o chá no microondas; detesta levantar-se antes do meio-dia e nunca se deita antes da uma da madrugada; e anda maravilhada com as potencialidades de um computador provido de Internet.

A rotina de Maria dos Santos nada teria de significativo se não lhe faltassem apenas três semanas para chegar aos 107 anos de vida. A residir com a filha, de 81, na Póvoa de Santa Iria (Vila Franca de Xira), a anciã já colocou a fasquia nos 110 anos. Tudo porque os netos e bisnetos, que vivem nos Estados Unidos da América, lhe prometeram vir a Portugal para as comemorações de tão prodigiosa idade.

"Se não fossem umas tonturas, levava uma vida normal", garante Maria dos Santos, agarrada a uma almofada com o emblema do Benfica, oferecida pelo cunhado que lhe conhece a paixão pelo clube da Luz. Aliás, a dupla não perde os jogos dos encarnados. "Hoje [ontem], há jogo. Andam fracos e deixam-me enervada", lamenta-se.

A longevidade não a herdou dos pais - estes não chegaram a atingir os 70 anos de vida - nem de familiares mais directos. E dos cinco filhos que teve, apenas uma é viva, Joaquina Peixoto, com quem partilha a casa. "Gosta muito de dormir, passa uma hora na casa de banho e depois vem para a sala ver televisão", explica a filha. "Não tem colesterol, mas por ela só comia coisas que lhe fazem mal", acrescenta.

Segundo a filha, as novas tecnologias não são estranhas à idosa, que adora ver os netos americanos através da Internet. "Fica muito contente porque consegue ver tudo o que eles estão a fazer e as casas deles", diz, antes de ser interrompida pela mãe.

"Quando ela [filha] sai deixa-me o telemóvel e sei como funciona", admite, orgulhosa, a mulher de 106 anos.

Natural de Vela (Guarda), rumou há 69 anos à capital com os filhos, quando o marido faleceu. Por ter a quarta classe, arranjou emprego na estação dos caminhos-de-ferro da Póvoa de Santa Iria. Ali, estivesse calor ou frio, chuva ou sol, Maria dos Santos tinha de manter em funcionamento as cancelas e controlar a partida das comboios. "Hoje, a vida é muito mais fácil", considera.

JN
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 12.05.08 9:02

Assalto a loja em Portalegre rende mais de oito mil euros ...

Produtos num valor superior a oito mil euros foram furtados hoje de madrugada num assalto a uma loja na cidade de Portalegre, disse à agência Lusa a proprietária do estabelecimento.
A PSP confirmou o assalto, mas escusou-se a adiantar mais pormenores, alegando que as investigações estão em curso.

De acordo com a proprietária da loja, Maria Alice Reis, os assaltantes «forçaram a fechadura da porta principal» e do interior do estabelecimento levaram «vários perfumes, mochilas e sacos de viagem».

A proprietária do estabelecimento, situado na principal rua comercial da cidade de Portalegre, disse que está a ser realizado um levantamento exaustivo dos produtos que foram furtados.

«Pelo balanço já elaborado, nós temos um prejuízo entre os oito e os dez mil euros», assegurou.

Também na madrugada de hoje, a GNR registou um assalto na vila de Alter do Chão.

Fonte da GNR disse à Lusa que foram furtados um computador portátil e algum dinheiro das instalações da Associação de Produtores Florestais e Agro-Pecuários do Norte Alentejano.

As autoridades registaram ainda, na madrugada de hoje, tentativas de furto em Tolosa e em Nisa.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 12.05.08 16:28

Auto-estradas do Litoral inaugura sábado novo sistema de pagamento de portagens

A Auto-estradas do Litoral inaugura sábado, na A17, entre Aveiro e Marinha Grande, um novo sistema de cobrança de portagens, o Via Manual, que possibilita o pagamento sem o auxílio de um portageiro, foi hoje anunciado.

O sistema, desenvolvido pela Direcção de Inovação e Tecnologia da Brisa, consiste num equipamento que é embutido nas cabines de portagem, de modo a permitir "operações com máquina, operações sem máquina e o desenvolvimento simultâneo de ambas as operações", conforme explicou o director de clientes da Brisa, Vasco da Cunha.

Para realizar o pagamento, o condutor pode recorrer a moedas, notas e Multibanco, sendo que este sistema também permite que os automobilistas que tenham Via Verde e que tenham entrado numa via manual por engano possam efectuar o pagamento.

O sistema dá troco, mas caso não haja troco disponível, o equipamento emite uma factura com o valor a pagar, a entidade e a referência, dispondo o cliente de 15 dias para proceder ao pagamento.

O director de clientes da Brisa disse que estará disponível uma equipa de operadores para apoiar os clientes nesta fase inicial, que vão explicar aos condutores o procedimento de pagamento.

No entanto, a hipótese de deixarem de existir portageiros nas praças de portagens está fora de questão.

"Não vai haver portagens sem portajeiro, o que vamos fazer agora é verificar em que altura é que são necessários mais portageiros", garantiu Vasco da Cunha.

A introdução do sistema será acompanhada de sinalética na via e na aproximação à portagem, com pintura no pavimento e com colocação de painéis no topo da praça de portagem, à semelhança do que acontece actualmente com a Via Verde, mas com a inscrição Via Manual.

Esta tecnologia será colocada em 6 portagens na A17, mas o director de clientes da Brisa disse que, "para já, não existe qualquer planeamento para a introdução deste sistema noutras auto-estradas".

De acordo com Vasco Cunha, cada máquina custa cerca de 30 mil euros.

Além do sistema Via Manual, a praça da portagem de Mira, na A17, está também equipada com o novo sistema Via Verde, o Via Mais Verde, que dispensa as praças de portagem e evita o abrandamento, uma vez que a taxação dos veículos é feita através de pórticos.

O sistema Via Mais Verde está actualmente em funcionamento na A10, em Benavente.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 13.05.08 9:08

Astronauta da ESA vem a Portugal promover recrutamento de astronautas ...

A Agência Espacial Europeia (ESA) procura pela primeira vez candidatos a astronautas em Portugal e realiza quinta-feira em Lisboa uma sessão de promoção desse recrutamento que contará com a presença de um astronauta alemão.

Desconhece-se para já se há portugueses interessados em viajar pelo espaço e pisar outros planetas, mas prevê-se que as candidaturas comecem a surgir a partir dessa sessão de informação, no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, disse hoje à Agência Lusa Mário Amaral, da representação da ESA em Portugal.

Além do astronauta Ernst Messerschmid, do Centro Europeu de Astronautas (EAC), estarão presentes o responsável pela divisão de astronautas desse organismo, Horst Schaarschmidt, e o investigador Manuel Paiva, que coordenou vários projectos de investigação biomédica associados ao espaço.

O processo de recrutamento terá início na segunda-feira, estando em jogo a selecção de pelo menos quatro astronautas para integrar futuras missões tripuladas à Estação Espacial Internacional (ISS) e "mais além", segundo a ESA.

"Não procuramos super-homens, mas pessoas sãs e com um perfil psicológico muito determinado, com capacidade de adaptação, abertas e que gostem de trabalhar em equipa", disse Jean Coisne, do gabinete de comunicação do Centro Europeu de Astronautas da ESA.

Os quatro escolhidos, de preferência com idades entre 27 e 37 anos, irão juntar-se aos oito que actualmente integram o Corpo de Astronautas da ESA.

A candidatura será feita pela Internet (www.esa.int/astronautselection) e terá de ser acompanhada de uma certificação médica idêntica à requerida aos pilotos da aviação comercial.

A ESA procura jovens com estudos científicos, médicos ou de pilotagem, com experiência profissional e muita curiosidade pelo espaço.

Os candidatos terão de enfrentar vários patamares de selecção, com testes de aptidão profissional e psicológica que incluirão exames de avaliação da capacidade cognitiva, seguidos de testes clínicos por peritos em medicina aeronáutica, testes de laboratório e de processos espaciais.

Só os que passarem estes crivos poderão ser considerados membros "potenciais" do pessoal da ESA, com condições para serem submetidos à comissão de exame das candidaturas.

Essa será a última barreira na corrida para a sua nomeação oficial, prevista para o princípio de 2009, que lhes abrirá a porta do centro de formação da ESA em Colónia, na Alemanha, onde se converterão em verdadeiros astronautas.

A instalação do laboratório científico europeu Columbus na ISS e o êxito da primeira viagem do ATV (veículo de transporte automatizado) Júlio Verne relançaram os trabalhos da ESA na estação orbital, para onde intensificará nos próximos meses o envio de astronautas europeus.

Portugal pertence de pleno direito à ESA desde 14 de Novembro de 2000, sendo um dos 17 Estados-membros cujos cidadãos podem candidatar-se a este desafio.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 13.05.08 12:13

Gasolina e gasóleo deverão subir mais três cêntimos hoje à meia-noite - ANAREC



Os preços dos combustíveis deverão sofrer o 15º aumento do ano hoje à meia-noite, subindo 3 cêntimos na gasolina e no gasóleo, segundo números divulgados pela Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (ANAREC) que considera nova subida "escandalosa".

Segundo o presidente da ANAREC, Augusto Cymbron, hoje às 00:00, o preço do gasóleo passará dos actuais 1,339 euros para os 1,369 euros e a gasolina sem chumbo 95 passa dos 1,449 euros, para os 1,479 euros.

O responsável considera assim "escandaloso" que as gasolineiras insistam em aumentar o preço dos combustíveis, numa "especulação pura" do mercado, remetendo para o lucro reportado no primeiro trimestre pelas principais empresas do sector.

"Olha-se por exemplo para o resultado da BP no 1º trimestre, que obteve um lucro 63 por cento superior ao de igual trimestre do ano passado, e percebe-se. Como é que podem continuar a argumentar que os aumentos do combustível são motivados pela alta do petróleo", questionou.

Augusto Cymbron lembra ainda, a propósito, que o Ministério da Economia e da Inovação anunciou hoje que pediu à Autoridade da Concorrência para que analise, com urgência, a formação do preço de combustíveis em Portugal, de forma a garantir que este reflicta os custos de produção.

"É escandaloso que as subidas continuem a este ritmo, não sabemos como e quando isto vai parar", concluiu o presidente da ANAREC.

Lusa
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Johny89 em 13.05.08 12:25

Sócrates apanhado a "fumar às escondidas"



O primeiro-ministro, José Sócrates, o ministro da Economia Manuel Pinho, e vários membros do gabinete do chefe do Governo fumaram durante o voo que os levou a Caracas, apesar das luzes de proibição de fumar terem estado acesas durante toda a viagem, noticiou hoje o Público.

José Sócrates viajou para a Venezuela acompanhado por cerca de 80 empresários nacionais, na sua maioria em representação de pequenas e médias empresas que comentaram o facto de o Governo ter restringido o fumo no país e que o primeiro-ministro devia dar o exemplo.

O Público falou com o supervisor do voo, a segunda autoridade a bordo, que disse não ter dúvidas de que era proibido fumar , embaraçado, falou em «situações de excepção». Um assessor do primeiro-ministro disse que «é costume» e que as pessoas [que iam a bordo] «não se importaram».

Sócrates escolheu a zona de serviço de pessoal de bordo para cometer as suas ‘indiscrições tabagistas’, o local, na parte da frente do avião, dividia a classe executiva, onde seguia o primeiro-ministro e a sua delegação da classe económica.

Uma cortina junto à porta de emergência escondia os fumadores dos restantes passageiros. O cheiro a fumo era « intenso » , refere o Público

SOL
avatar
Johny89
Uma Lenda Viva

Número de Mensagens : 8173
Clube : FC Porto e FC Barcelona
Pontos : 2869
Data de inscrição : 04/05/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jornal Nacional

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 13 1, 2, 3 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum